(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Professores das escolas particulares suspendem a greve em BH

Após assembleia no início da noite desta sexta-feira, os educadores decidiram suspender a paralisação que durava há 10 dias


postado em 04/05/2018 18:10 / atualizado em 04/05/2018 18:16

Professores da rede privada estavam em greve há 10 dias(foto: Edesio Ferreira/EM/D.A Press)
Professores da rede privada estavam em greve há 10 dias (foto: Edesio Ferreira/EM/D.A Press)

Os professores das  escolas particulares decidiram suspender a greve que já durava dez dias. No início da noite desta sexta-feira, os educadores se reuniram para avaliar a paralisação no pátio da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Eles acataram a proposta  do desembargador mediador do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) entregue em audiência de conciliação na última quarta-feira. O mesmo foi feito pelo Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais (SINEP/MG) mais cedo. As aulas voltam na segunda-feira.

Foi aprovado pelos representantes das escolas particulares e os professores o reajuste salarial, com base no INPC (1,56%); de homologação da rescisão parcial (redução da carga horária) e do aposentando pelo sindicato, somente de trabalhadores com contrato superior a dois anos; de pagamento dos dias parados dos grevistas; e a validade de um ano do acordo coletivo.

Um dos pontos fundamentais para o fim do movimento grevista era a garantia de que os educadores que participaram da greve grevista receberão o pagamento dos dias parados, com reposição de aulas e não ocorreram punição por motivo de participação no movimento paredista.

Os professores consideraram o movimento como vitorioso. “Concordamos com a proposta levantada junto com o desembargador nas mediações do TRT e que também foi aprovada pelo Sinep. Saímos vitoriosos. No momento muito complicado para a luta dos trabalhadores, conseguimos manter os nossos direitos e a homologação no sindicato, mesmo para dois anos de trabalho”, afirmou diretor de comunicação do Sinpro, Aerton de Paulo.

Nesta sexta-feira, escolas de Belo Horizonte continuaram em greve. Ao todo, cinco instituições de ensino paralisaram totalmente, segundo o Sinep. São elas: Colégio Imaculada Conceição, Colégio Batista Mineiro, Escola da Serra, Obra Social São José e Colégio Arnaldo (Unidade Anchieta). Funcionaram parcialmente o Colégio Balão Vermelho.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)