Jornal Estado de Minas

Piloto de avião agrícola que caiu em Minas está em estado grave

Foi transferido para a Santa Casa de Montes Claros, Norte de Minas, em estado grave, o piloto do avião agrícola que caiu na noite de terça-feira na zona rural de Nova Porteirinha, na mesma região. Karol Josef Wojtyla de Oliveira, de 33 anos, que era o único ocupante da aeronave, teve vários ferimentos. Após ser socorrido pelo Corpo de Bombeiros, foi encaminhado inicialmente para o  Hospital Regional de Janauba - cidade  separada de Nova Porteirinha pelo Rio Gorutuba.

Conforme o Corpo de Bombeiros de Janaúba, o piloto, que tem o mesmo nome de batismo do papa João Paulo II, sofreu ferimentos na face, no tórax e fraturou o braço esquerdo. Na manhã desta quarta-feira, a assessoria da Santa Casa de Montes Claros informou que Karol Josef deu entrada no hospital, onde passou por exames. Revelou ainda que o quadro do paciente é grave, porém, estabilizado.

O avião agricola caiu na chamada área C3, a cerca de 30 quilômetros de Janaúba. A aeronave estaria sendo usado na pulverização de lavoura dentro do Projeto de Irrigação do Gorutuba.

De acordo com  o sargento Edmar  Silva Almeida,  do Corpo de Bombeiros de Janaúba, o avião caiu no meio do matagal em um terreno de difícil acesso. Para a chegada até o local, moradores abriram uma "picada" no mato, com o uso de facões. Para o atendimento ao piloto, além  de enfrentarem a escuridão e o matagal, os bombeiros tiveram que entrar na água para atravessar um canal de irrigação do Projeto Gorutuba.

O atendimento no local e o resgate de Karol Wojtyla demoraram aproximadamente uma hora e quarenta minutos, informou o sargento Edmar Almeida.

.