Jornal Estado de Minas

Em greve, professores estaduais terão reunião no Ministério Público de Minas Gerais

Professores da rede estadual de Minas Gerais vão se reunir com promotores do Ministério Público e representantes da Assembleia Legislativa na próxima segunda-feira para discutir a greve da categoria. No encontro, serão discutidos os assuntos relativos a paralisação dos educadores, que teve início em 28 de fevereiro.

De acordo com o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE), o objetivo é “dialogar para que se cumpra o acordo do piso e a Lei Estadual 21.710/15”. A categoria alega falta de proposta do governo com relação ao cumprimento do acordo salarial estipulado entre os professores e o governador Fernando Pimentel (PT) em 2015. Esse acordo estipulava três atualizações nos salários (2016, 2017 e 2018), além do pagamento de abonos, para que este ano a categoria equiparasse os vencimentos mínimos por uma jornada de 24 horas ao piso nacional aplicado no Brasil.

Além disso, o sindicato também questiona o parcelamento dos salários, do 13º salário, a ausência de repasses para o Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (IPSEMG), passivos da carreira, férias-prêmio para quem aposentou, entre outros problemas.

Balanço divulgado pela Secretaria de Estado de Educação (SEE) mostra que 449 escolas relataram que paralisaram parcialmente suas atividades e 198 que paralisaram totalmente. Outras 1.501 escolas funcionaram normalmente. A pasta informou que outras 3.461 instituições de ensino não comunicaram se aderiram ou não a paralisação.


Posicionamento do Governo

Por meio de nota, a SEE, informou que representantes do Governo e da pasta se reuniram com representantes da categoria nas últimas semanas para continuar as negociações. “Em reunião realizada na manhã do dia 08.03 com o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE), o Governo de Minas Gerais reiterou o seu compromisso em valorizar os trabalhadores da Educação e cumprir o acordo assinado em 2015 em sua totalidade, mas deixou clara a dificuldade em atender parte das reivindicações em virtude da precária situação financeira do Estado e das restrições legais. Importante destacar que o Governo respondeu formalmente as 88 reivindicações apresentadas para a campanha salarial 2018”, afirmou a secretaria.

Ainda no documento, a pasta informou que no encontro o Governo assumiu fazer o pagamento em oito parcelas do saldo da correção do Piso Nacional de 2016, referente aos meses de janeiro a março de 2016, a partir de abril de 2018, retomar as nomeações de novos servidores para a Educação, até o total de 60 mil, conforme acordo, e o compromisso com a implantação do Piso Nacional do Magistério.

“Outros compromissos foram estabelecidos, como a publicação, ainda no mês de março, das Resoluções de Flexibilização de horários das Superintendências Regionais de Ensino (SREs), de férias prêmio das SREs e a Regulamentação da Lei nº 22.623, que estabelece medidas e procedimentos para os casos de violência contra profissionais da educação ocorridos no âmbito das escolas públicas estaduais. Outra medida é a regularização do pagamento dos Hospitais e Prestadores de Serviço pelo IPSEMG até abril de 2018”, finalizou a secretaria de educação..