Jornal Estado de Minas

'Procura por vacina contra febre amarela foi grande em todos os postos', diz PBH


Os moradores de Belo Horizonte que procuraram os postos de saúde na ação da Prefeitura contra a febre amarela, encontraram logas filas. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), a procura foi muito grande em todas as 152 unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) da capital mineira. O balanço do número de doses aplicadas só deve sair na próxima segunda-feira. As vacinas continuam disponíveis para a população nos centros de saúde.


Com a divulgação de casos da doença em cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte e confirmação da febre amarela em dois moradores da capital mineira, houve uma corrida aos postos de saúde da cidade. Do dia 1º de janeiro até a última sexta-feira, 38.919 doses da vacina foram aplicadas. A cobertura vacina estava em 83% e pulou para 86%. A meta é chegar a 95%.
Para isso, a expectativa da Secretaria Municipal de Saúde é que até o final de fevereiro 300 mil pessoas sejam imunizadas em BH.


Os postos de saúde em todo o estado permanecerão abertos diariamente até as 17h. Idosos, gestantes e lactantes também serão vacinados. Dúvidas podem ser sanadas com a equipe de saúde do posto. Para o Carnaval, a recomendação é que as pessoas que planejam passar o feriado em BH ou em regiões de matas e cachoeiras vacinem com pelo menos 10 dias de antecedência.

Emergência


Diante do aumento rápido no número de casos da febre amarela, o Governo do Estado declarou situação de emergência em saúde pública nas regionais de saúde BH, Itabira e Ponte Nova por 180 dias. Ao todo, a capital e mais 93 municípios das regiões Central e Zona da Mata integram a lista, o que significa que podem fazer compras de insumos, materiais e contratar serviços com dispensa de licitação, medida que, segundo o governo, visa acelerar o processo de prevenção e busca de casos da doença.

A febre amarela já matou ao menos 16 pessoas no estado.


Por meio de nota, a PBH apoiou a medida do Governo do Estado. “A Prefeitura de Belo Horizonte apoia a iniciativa do Governo do Estado em publicar o decreto 31 de 19 de janeiro 2018, que declara a situação de emergência em saúde pública regional na área de abrangência das unidades regionais de saúde de Belo Horizonte, Itabira e Ponte Nova, em razão do surto de doenças infecciosas virais (casos prováveis de febre amarela)”, informou por meio de nota.

.