Jornal Estado de Minas

Homem flagrado com cobra em cativeiro em área urbana de Uberlândia

Uma jiboia foi resgatada numa casa na área urbana de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, depois de uma denúncia anônima. A cobra era mantida em cativeiro por um homem de 33 anos, que ao perceber a chegada de policiais de Meio Ambiente tentou escondê-la numa mala.

Porém, durante a verificação, os policiais encontraram o animal silvestre no recipiente, numa prateleira na varanda aos fundos do imóvel. O homem então contou que a serpente, de mais de um metro, lhe foi entregue por um amigo e que não tinha qualquer autorização para mantê-la em cativeiro.

Com base no artigo 29 da Lei Federal 9605/98 (Crimes Ambientais), o homem foi relacionado em boletim de ocorrência da PM e vai agora responder por seus atos no Juizado Especial Criminal, por se tratar de infração de menor potencial ofensivo. Ele foi ainda multado em R$ 897,09. A serpente foi solta em uma área de mata.

De acordo com o sargento Eduardo Venâncio, a Polícia Militar de Meio Ambiente conta com apoio da população para que, quem tiver informação que esteja ocorrendo crime ambiental em sua localidade, que faça a denúncia de forma consciente e com maior número de detalhes pelo telefone 181 (disque denuncia, com ligação gratuita e anônima). 
.