Jornal Estado de Minas

Chuva alaga avenida em Contagem e assusta também na capital

- Foto: Defesa Civil Contagem/Divulgação
A pancada de chuva que caiu na tarde deste sábado causou transtornos em Belo Horizonte e na Região Metropolitana. Segundo a Defesa Civil de Contagem, houve alagamento no Bairro Água Branca. Não há registro de vítimas, apenas danos materiais em alguns veículos que estavam no local.

- Foto: Defesa Civil Contagem/Divulgação
Era por volta das 15h30 quando, no encontro entre a avenida que dá nome ao bairro com a Avenida Nossa Senhora da Paz, um temporal caiu durante cerca de 25 a 35 minutos, atingindo aproximadamente 50 milímetros, um volume de água mais comum de acontecer em um intervalo de dois ou três dias.

O problema é uma concentração pluvial intensa e atípica em uma área pequena, o que fez com que o sistema de drenagem da água não suportasse e comprometesse a vazão. Um fato que agravou a situação foi a localização da área, que fica em uma parte baixa na marginal da Via Expressa, gerando pontos de retenção.

- Foto: Defesa Civil Contagem/Divulgação
A Transcon, companhia de trânsito e transportes de Contagem, a Guarda Municipal, a Defesa Civil da cidade e representantes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano compareceram e interditaram as vias durante a tempestade. Perto das 16h, a chuva cessou, e não demorou muito mais que 30 minutos para que a água escoasse e tudo voltasse ao normal, com as passagens liberadas .

Os proprietários dos automóveis que tiveram algum estrago acionaram as seguradoras para vistoria, e não houve maiores dificuldades.


Pedestres e construções não foram afetados. A Defesa Civil registrou apenas um desabamento de muro em outra região do município, no Bairro Perobas 2, mas que não afetou a habitabilidade da casa, onde ninguém estava no momento da queda. Outros transtornos pontuais ocorreram com a entrada de água em alguns imóveis, mas em pequeno volume e praticamente ocasionando nenhum estrago. O órgão informou que ainda fará a aferição do nível total de água que deve atingir Contagem nesta semana.

Mais cedo, a Defesa Civil emitiu um alerta para possibilidade de transbordamento do córrego Ferrugem, também em Contagem, mas por volta das 19h informou que o risco havia passado com a trégua da chuvarada, pedindo para que os motoristas evitassem trafegar pela Avenida Tereza Cristina, no Bairro das Indústrias, em caso de temporal.

Se você tem foto da chuva do seu bairro envie para o WhatsApp do jornal Estado de Minas: 99918-4155

Na capital

Em BH, moradores também ficaram inseguros com o pé d'água que tomou conta de algumas regiões da cidade na tarde deste sábado.
Algumas ruas acabaram alagadas. Na Pampulha, na região do Bairro Paquetá, o canal da Avenida Heráclito Mourão de Miranda por pouco não transbordou. Já no Padre Eustáquio, na Região Noroeste, as pessoas precisaram escapar da enxurrada.

Conforme a Defesa Civil de Belo Horizonte, deve chover entre 20 e 30 milímetros até as 8h deste domingo, com ventos que podem chegar a 50 km/h. A previsão é de céu parcialmente nublado a nublado, com possibilidade de tempestades isoladas com trovoadas.

A temperatura deve oscilar entre 21°C e 28°C. A umidade relativa mínima do ar deve ficar em torno de 63%. A tendência para a próxima semana, segundo o PUC Minas TempoClima, é de que o clima se estabilize com a diminuição das chances de chuva.
A capital pode registrar mínima de 16ºC e a máxima esperada é de 30ºC..