Jornal Estado de Minas

Centro de BH ganha reforço de segurança para o fim de ano


O sistema de monitoramento eletrônico, apontado pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) como importante uma ferramenta na luta contra a criminalidade, será reforçado em Belo Horizonte durante o período natalino. Uma carreta equipada com câmeras, de alcance de até 10 quilômetros, foi instalada no hipercentro da capital e irá monitorar a circulação de pessoas até o fim do ano.

Coordenado pela Sesp, o Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICC Móvel) permite monitorar pessoas que utilizam tornozeleiras eletrônicas e que estão circulando no hipercentro; auxiliar na condução de menores infratores pelo sistema socioeducativo e realizar o monitoramento por meio das câmeras do Olho Vivo.

Além disso, também será possível fazer o registro de ocorrências e auxiliar a população em questões relativas à segurança. “A presença da carreta e de mais policiais circulando nas ruas aumentam a sensação de segurança da população”, comentou o coordenador do CICC Móvel, Leonardo Caputo.

O veículo, que conta com seis câmeras acopladas, ficará em um ponto estratégico para garantir a agilidade das equipes da Polícia Militar, Polícia Civil, Secretaria de Segurança Pública (Sesp), Secretaria de Administração Prisional (Seap) e Guarda Municipal em casos de ocorrências.

* Estagiária sob supervisão da subeditora Ellen Cristie.