Jornal Estado de Minas

'Em 10 minutos perdi tudo', diz mulher que teve a casa danificada pela chuva em São Pedro dos Ferros

“Demorei 40 anos para construir minha vida e em 10 minutos perdi tudo”. Sentada em frente a um comércio e ao lado de casa, Maria da Conceição Ambrosa, de 42 anos, lamenta os estragos provocados pelo temporal que atingiu Águas Férreas, distrito de São Pedro dos Ferros, na Zona da Mata, nesta segunda-feira. Com um enxada na mão, ela limpa a lama que invadiu a residência e chegou a mais de dois metros de altura. Assim como ela, centenas de moradores da comunidade fizeram o mesmo hoje.

O susto foi logo de manhã. Um alerta foi dado sobre a possível enchente, mas os moradores não acreditaram. “Fomos ajudar os pontos onde a situação é mais crítica. Mas quando voltei a água já estava muito alta. Perdi tudo.
Até meus gatos e porcos. Minhas galinhas encontrei em cima dessa casa ali”, disse apontando para o alto.

Lama invadiu distrito de Águas Férreas e levou muita sujeira para dentro das casas dos moradores - Foto: João Henrique do Vale/EM/D.A PRESS
De acordo com o sargento Lázaro Santos Rodrigues, do Batalhão de Especializado (Bemad), levantamentos são feitos para contabilizar os estragos e se há pessoas desaparecidas. “Não recebemos informações sobre desaparecidos. Tinha um semhor que foi dado comp desaparecido, mas moradores contaram que ele conseguiu nadar até a margem e saiu em ponto mais a frente. Por isso estamos fazendo o levantamento para ter certeza”, disse.

O sargento informou que a comunidade precisa de alimebtos e água potável. “A energia elétrica foi cortada e não tem abastecimento de água potável para eles tomarem bamho e fazer comida. Além de alimentação e medicamentos”, completou.

O cenário na cidade é de destruição.
A água atingiu mais de dois metros e chegou a encobrir metade do segundo andar das casas. Muitos moradores subiram nos telhados para poder se salvarem e foram resgatados..