Jornal Estado de Minas

Quadrilha explode cofre e furta dinheiro de banco em São Francisco de Paula


Mais uma agência bancária de uma pacata cidade de Minas Gerais foi alvo da ação de organizações criminosas. Na madrugada desta quinta-feira, oito homens armados invadiram o Sicoob de São Francisco de Paula, no Centro-Oeste do estado, explodiram o cofre principal do terminal e furtaram todo o dinheiro que estava guardado. 

De acordo com o sargento Daltro Silveira, comandante do destacamento da PM na cidade, os criminosos chegaram a cidade em uma caminhonete. “Por volta de 2h40 eles chegaram no centro (de São Francisco de Paula) e começaram a disparar tiros para o alto e depois arrombaram a porta principal da agência com uma alavanca, explodiram o cofre e fugiram em seguida”, detalhou. 

Ainda conforme informações repassadas pelo militar, não houve confronto com os criminosos pois, no momento da ocorrência, apenas dos militares estavam em serviço. A quadrilha fugiu em uma Hilux prata por uma estrada de terra que dá acesso aos municípios de Carmo da Mata e Itapecerica e ninguém foi preso. Munições de calibre 12 e de fuzil 762 foram encontradas no entorno da agência e diversas marcas de tiros foram vistas nas parades da agência.

Nesta manhã, conforme o sargento, populares denunciaram à PM que viram um carro com as características do que foi usado na ação em uma comunidade em Carmo da Mata. Equipes de Oliveira e São Francisco de Paula foram deslocadas e fazem buscas na região de onde veio a denúncia e em estradas de terra na região. 

A quantia em dinheiroi levada da agência não foi informada. Câmeras de segurança do banco registraram a ação dos criminosos e imagens serão usadas nas investigações. 

Número de ataques a banco cresceu 

 
O número de ataques de criminosos a agências bancárias voltou a crescer neste ano em Minas Gerais depois de dois meses de queda. Em outubro, foram 14 ocorrências, 40% a mais do que em setembro, com 10 casos, e acima de agosto, com 13 registros.


Mesmo assim, a média mensal continua a mesma, 13,5 ataques, o que corresponde a 2,2 por dia. A Polícia Militar (PM) registrou 135 ataques a banco até outubro, mas, apesar da aceleração no mês passado, os números permanecem verificado em 2016, quando, somente até setembro já haviam sido registrados 189 casos. Mesmo assim, o crime ainda chama a atenção das autoridades.

E a aceleração recente ocorre mesmo depois de a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) lançar uma força-tarefa para evitar esse tipo de crime e criar um protocolo para padronizar as ações de combate. Desde a publicação das medidas, foram oito crimes dessa modalidade. Somente ontem, houve três ocorrências no estado. 
.