(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

BH e Contagem se mobilizam para evitar avanço da febre maculosa

Hoje, na Pampulha, técnicos vão começar a oferecer alimentos para atrair as capivaras, que serão esterilizadas. Em Contagem, agentes fazem a coleta de carrapatos


postado em 31/10/2017 06:00 / atualizado em 31/10/2017 08:07

Agentes de combate a endemias e saúde de Contagem fizeram coleta de carrapatos no Bairro Nacional(foto: Adélcio R. Barbosa/Prefeitura de Contagem/Divulgação)
Agentes de combate a endemias e saúde de Contagem fizeram coleta de carrapatos no Bairro Nacional (foto: Adélcio R. Barbosa/Prefeitura de Contagem/Divulgação)
Belo Horizonte e Contagem, na região metropolitana, trabalham para evitar o avanço da febre maculosa, doença transmitida pelo carrapato-estrela e que tem as capivaras como um dos hospedeiros. Hoje, conforme a Secretaria de Meio Ambiente da capital, deve começar o trabalho de ceva com alimentos para atrair os roedores que vivem no entorno da Lagoa da Pampulha. Estão previstas reuniões para os técnicos saberem quais serão os locais estratégicos para receber o material e serão transportados os mobiliários necessários para fazer a esterilização dos animais.

Ontem, foram iniciados os trabalhos para castração das capivaras. Técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente começaram a fazer o trabalho de dedetização da área externa, capina e limpeza de contêineres onde serão feitas as cirurgias. As medidas estão sendo tomadas depois da morte de um homem de 42 anos, residente em Contagem, vítima de febre maculosa. A proposta apresentada pelo órgão prevê ainda a aplicação nos animais de substância para eliminação do carrapato-estrela, transmissor da bactéria Rickettsia rickettsii. A prefeitura se mobilizou para fazer o manejo dos animais, ao custo de R$ 500 mil.

Os animais serão atraídos com uma isca alimentar e conduzidos a uma área de contenção no Parque Ecológico da Pampulha, na orla da lagoa. No parque, serão sedados, anestesiados e levados para um bloco cirúrgico dentro das dependências da unidade de conservação. As capivaras passarão por um procedimento cirúrgico para a esterilização (ligadura de trompas nas fêmeas e vasectomia nos machos) e terão a aplicação de carrapaticida no corpo. No pós-operatório, receberão medicação para dor e antibióticos. Recuperadas, retornarão para a orla da lagoa.

Para o manejo, a PBH precisa de um termo de referência e licença para o monitoramento e controle dos animais silvestres que é emitido pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Segundo o órgão, os documentos estão em análise. Não há um prazo para ser realizado.

COLETA Em Contagem, agentes de combate a endemias e de saúde começaram ontem a coleta de carrapatos na região do Bairro Nacional, onde morava o homem que morreu vítima de febre maculosa. A iniciativa é feita em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde.

Também foi feita panfletagem, com distribuição de material informativo sobre a doença. O carrapatos coletados serão encaminhados à Fundação Ezequiel Dias (Funed), na capital.

O município registrou um segundo óbito –, no hospital Santa Rita, que não pertence à rede pública –, embora o homem seja de Florestal, também na Grande BH.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)