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Estado de Minas

Para especialista, criação de novos pontos pode desafogar vias em BH

Mestre em engenharia de transportes sugere mais postos de embarque e desembarque em rodovias próximas a BH para evitar congestionamentos ao redor da rodoviária


postado em 17/10/2017 06:00 / atualizado em 17/10/2017 07:46

Esquema de trânsito não evitou filas no entorno da rodoviária(foto: Paulo Filgueiras/EM/DA Press)
Esquema de trânsito não evitou filas no entorno da rodoviária (foto: Paulo Filgueiras/EM/DA Press)
Uma solução para desafogar as vias da capital mineira com o grande fluxo de veículos e ônibus de viajantes nos feriados prolongados seria a instalação de mais postos de embarque e desembarque próximo às rodovias de acesso a Belo Horizonte. “Mas isso não pode ser feito sem um grande entendimento entre os municípios, o estado e a União”, salienta o mestre em engenharia de transportes Márcio Aguiar, professor de transporte e trânsito da Universidade Fumec. “Temos de lembrar que esse tráfego tem impactos nos municípios como Belo Horizonte, Contagem e Betim, mas  também nas cidades de destino e origem, estabelecendo competências metropolitanas, estaduais e federais. Por exemplo, se criarmos uma estação com saída para a BR-040, temos de pensar em uma solução metroviária para esses passageiros, que atualmente é federal, e nas vias federais e estaduais que hoje se confundem com as avenidas municipais. Portanto, o investimento e o planejamento cabem a todos”, destaca o professor.

Apesar dos problemas que travaram parte do Centro e seus acessos durante praticamente toda a manhã de ontem, na volta do feriadão de Nossa Senhora Aparecida, a Codemig informou que até as 11h30 foram registrados 5,5% menos embarque e desembarques do que no mesmo feriado do ano passado. Foram 491 chegadas, com 16.238 desembarques. “Em relação a 2012, esse índice chega a ser 32% menor. O total de embarques e desembarques em 2017, no feriado de 12 de outubro, é o menor desde 2012”, informou a companhia – embora visivelmente essa queda não tenha impedido o caos próximo à rodoviária.

Estratégia não vai mudar


A companhia informou que foram realizadas reuniões com a BHTrans e com as empresas de ônibus para alinhar estratégias condizentes com o fluxo esperado. Também considera que a desativação da estação José Cândido não representou impacto no trânsito de ontem. “As viagens da José Cândido representavam 8% de partidas e 11% de chegadas. Foi implantado um controle em que as viagens foram estendidas para os horários da madrugada”, informa. Para reduzir os impactos dos ônibus de viagens no trânsito para o próximo feriado, em 2 de novembro, a Codemig usará a mesma estratégia de reunião com empresas e BHTrans.

Os planos de uma nova rodoviária ainda estão longe de ser concretizados, ainda que até uma área próximo à EEstação São Gabriel tenha sido preparada para isso. Segundo a BHTrans, o projeto ainda está em fase de discussão, sem um cronograma estabelecido. A empresa de trânsito municipal informou que desde as 4h de ontem atuou organizando e orientando o fluxo de ônibus que chegaram à rodoviária do Centro. “Próximo ao pico da manhã, a partir das 6h, a concentração de veículos particulares que acessam a plataforma da rodoviária, sobretudo os veículos de aplicativos, criaram filas que impactaram nas vias no entorno”, informou.
Ver galeria . 15 Fotos Agentes a BHTrans tentam organizar fluxo de veículos no entorno da rodoviária de BHPaulo Filgueiras/EM/DA Press
Agentes a BHTrans tentam organizar fluxo de veículos no entorno da rodoviária de BH (foto: Paulo Filgueiras/EM/DA Press )


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