Jornal Estado de Minas

Feira de orquídeas movimenta final de semana em BH

Os amantes de orquídeas já têm programação voltada para esse cultivo neste final de semana. Isso porque entre os dias 13 e 15 de outubro, Belo Horizonte recebe a 38ª Feira de Exposição Nacional de Orquídeas, promovida pela Associação Mineira de Orquidófilos (AMO), que contará com espécies do Brasil e do mundo, em especial a atração principal desta estação: a orquídea Cattleya warneri. O evento será realizado no Minascentro, e promoverá diversas atividades gratuitas aos presentes.

Variadas espécies, mudas e materiais de cultivo estarão expostas na feira para apreciação e para compra entre os 26 estandes de produtores de orquídeas. Já a exposição contará com 500 orquídeas –  algumas raras – que são cultivadas pelos amantes da planta de todo o país e que, com o aval de especialistas, disputarão por um lugar ao pódio e por prêmios de acordo com categorias e espécies. Na oportunidade, serão expostas fotos de vencedores do concurso de fotografia realizado no ano passado, em parceria com o Pedro Cine Foto. 

De acordo com Denise Vasconcelos, presidente da AMO, a feira tem o intuito de aproximar os amantes de orquídeas. "Além disso, a expectativa é de atrair as pessoas que querem entender um pouco mais sobre essas plantas. O evento é uma oportunidade de reunir a família e aproveitar os dias depois do feriado de 12 de outubro", comenta Vasconcelos. A expectativa da associação é que, neste ano, a feira receba cerca de 12 mil visitantes. 

Atividades

Diversas ações farão parte da feira voltada para orquidófilos – quem cultiva orquídia –, orquidólogos – especialistas na planta –, e interessados.
Serão oferecidos, na oportunidade, cursos sobre cuidados, plantio e manutenção de orquídeias, como também uma oficina sensorial voltada para pessoas com deficiência visual. Orfetado pelo Instituto São Rafael, o objetivo do curso é dar a conhecimento a beleza das orquídeas a essas pessoas. 

Profissionais com deficiência do instituto também realizarão a quick massage, uma prática que é feita a partir de adaptações das técnicas orientais anmá shiatsu. Essas manobras proporcionam o relaxamento muscular em poucos minutos.

As crianças poderão aprender a plantar e cultivar orquídeas na feira, e levarão para a casa as que plantarem. Trata-se de um curso também promovido na oportunidade chamado de "Minha Primeira Orquídea". Voltado para crianças acima de 6 anos, o curso dura 1h30 e terá horários específicos no sábado e no domingo. 

Serviço

38ª Feira Nacional de Orquídeas
Local: Minascentro (Rua Guajajaras, 1.022 - Centro - Belo Horizonte-MG)
Data: 13, 14 e 15 de outubro
Horários: 9h às 20h (sexta), 9h às 20h (sábado) e 9h às 17h (domingo)
Entrada Gratuita

*Estagiário sob supervisão da subeditora Jociane Morais

.