Jornal Estado de Minas

'Ele fez isso por perversidade', diz delegado sobre vigia que ateou fogo em creche

"Foi sadismo. Ele fez isso por perversidade. Ele fez para chamar atenção, para chocar. Fez para marcar o seu nome no rol dos canalha do Brasil", relatou o Delegado Regional de Janaúba Bruno Fernandes Barbosa sobre o crime praticado por Damião Soares dos Santos, de 50 anos, na última quinta-feira. Na ocasião, o vigia do Centro Educacional Gente Inocente, em Janaúba, ateou fogo a si mesmo e às crianças e funcionários da creche. Já chega a 9 o número de crianças mortas na tragédia, que também resultou na morte de uma professora e do agressor.

Em coletiva da Polícia Civil, na manhã desta terça-feira, a corporação reafirmou que Damião Soares premeditou o crime – que aconteceu três anos após a morte de seu pai. Segundo Bruno Fernandes Barbosa, o médico legista atestou que no momento do crime Damião não estava sob efeito surto e ele tinha plena capacidade de entender o caráter ilícito de sua conduta.

"Na noite anterior, o autor dormiu na casa da mãe, que fica mais próxima da creche, o que reforça a ideia de que o crime foi planejado.
Ele também acumulou uma quantidade razoável de gasolina em casa para incendiar a creche", afirma.  Damião teria espalhado gasolina na creche antes de atear fogo no corpo e nas crianças. 

As investigações apontam que Damião sofria de uma doença mental, o delírio persecutório. Mas, até então, não tinha demonstrado nenhum fator de irritabilidade. "Ele tinha uma personalidade voltada para violência", afirma. Ainda segundo ele, a polícia apurou que essa síndrome fez com que ele tenha optando por morar sozinho, abandonando a sua família: "Isso também fez com que não chamasse a atenção de ninguém", completou.

A Polícia Civil já ouviu 15 pessoas entre vítimas e testemunhas, alem de moradores que ajudaram a salvar as crianças do incêndio. A corporação também investiga da o Munício de Janaúba também responderá pelo fato já que a creche não tinha extintor, sistema anti-fogo e nem alvará do Corpo de Bombeiros. 

.