Jornal Estado de Minas

Incêndios atingem nove unidades de conservação mineira


As unidades de conservação em Minas Gerais seguem sofrendo por causa de incêndios. Balanço divulgado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad) nesta segunda-feira mostra que setembro está sendo complicado em relação as ocorrências. No mês, foram registradas 15,6% a mais de queimadas dentro os parques protegidos em comparação com o mesmo período de 2016. Também há o aumento de 26,1% de casos no entorno. Somente hoje, combates são realizados em nove áreas de preservação no Estado. Um dos locais que arde em chamas é o Monumento Natural Serra da Moeda, na Região Central de Minas Gerais, onde bombeiros e brigadistas tentam acabar com o fogo há três dias.

O longo período de estiagem vem favorecendo para o aumento das ocorrências. Dados da Semad mostram que já foram detectados, até segunda-feira, 4.226 focos de calor em Minas Gerais neste ano.
Esse valor representa 56,6% a mais que a média dos últimos cinco anos, que é de 2.697 focos. O mesmo se repete com os incêndios dentro das áreas de conservação. A média é de 211, mas neste ano já são 217 ocorrências.

Um dos locais que sofre com as queimadas é o Monumento Natural Serra da Moeda. Mais de 40 homens continuam o combate ao um grande incêndio que atinge a área verde há três dias. Dois aviões modelo air tractor ajudam com o lançamento de água. Nesta terça-feira, a estratégia é combater a linha de fogo no pé do paredão, por ataque direto às chamas e com aceiros.


Outro local onde as chamas continuam castigando a vegetação é nas proximidades da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) do Santuário do Caraça, em Catas Altas, Região Central de Minas. O fogo, que começou no domingo, segue descontrolado. De acordo com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Semad), mais de 30 pessoas participam dos trabalhos, além de aeronaves.

Outras unidades de conservação com ocorrências de incêndio são: No Sul de Minas, acontece no Parque Serra do Papagaio, entre Aiuruoca e Baependi, Parque Serra da Boa Esperança, em Ilicínia, Sul de Minas, e Parque Nova Baden, em Cambuquira, Sul de Minas. Na Região da Zona da Mata, atinge o Parque Serra do Brigadeiro, em Sericita, na Região Norte, na APA Serra do Sabonetal, em Pedras de Maria da Cruz, e Itacarambi, e na Região Central, no Parque Serra do Ouro Branco, na cidade de mesmo nome. .