Jornal Estado de Minas

Defesa Civil cadastra moradores da Rua Sustenido para alerta de risco via SMS

Equipes da Coordenadoria Municipal da Defesa Civil (Comdec) de Belo Horizonte cadatraram moradores do complexo da Rua Sustenido, no Aglomerado da Serra, Região Centro-Sul de Belo Horizonte, para o recebimento de alertas de risco no período chuvoso.

A ação foi realizada na manhã desta terça-feira nas ruas Sustenido, Veraldo Lambertucci, Oliem Bonfim Guimarães e Renê Renault. A partir do cadastro, os moradores vão receber mensagens pelo celular sobre riscos provocados pelas chuvas.

O objetivo da Defesa Civil é criar um hábito de prevenção com uso de sistema de alerta precoce, percepção do risco e adoção de medidas de autoproteção e proteção comunitária.

Os moradores começaram a ocupar o terreno da Rua Sustenido em 2013. Em 2015, especialistas  afirmaram ao Estado de Minas que mais de 100 construções foram erguidas em local inadequado, com presença de lixo e entulho, e que fatalmente o terreno cederia, risco agravado pela chegada do período de chuvas. Na época, a área era o ponto considerado mais crítico em toda a cidade. .