Jornal Estado de Minas

Transexual detida nua após confusão em BH é liberada pela polícia

A polícia liberou a transexual de 25 anos que foi detida nesse domingo após se envolver em uma confusão perto o Fórum Lafayette, no Barro Preto, Região Centro-Sul de Belo Horizonte. Nua, e usando uma tornozeleira eletrônica, ela jogou uma moto no chão e quebrou a janela de um carro na Rua Ouro Preto.



De acordo com a Polícia Civil, foi registrada apenas uma ocorrência de dano ao veículo maior. No entanto, o dono do carro não quis representar contra ela na delegacia. Assim, a transexual foi liberada após ser atendida no Hospital João XXIII. Se mudar de ideia, a vítima tem seis meses para pedir a investigação.



Na ocasião, policiais militares disseram ter encontrado cocaína perto das roupas da transexual mas, conforme a Polícia Civil, consta no registro que era uma quantidade compatível com usuário da droga, não tráfico. O caso foi repassado à 3ª Delegacia Centro.

Questionada sobre a situação da tornozeleira eletrônica, a assessoria de imprensa da Secretaria de Estado de Administração Prisional (Seap) informou que “a situação de infração do monitorado foi informada ao Poder Judiciário, a quem cabe decidir pela situação processual.



Segundo relatos, a  transexual tirou a roupa e começou a fazer vários xingamentos na porta da sede da Justiça, em Belo Horizonte, onde ocorria uma audiência de custódia. A confusão assustou pessoas que passavam pela rua no Barro Preto.

Vários vídeos mostrando a cena circularam no Whatsapp. Em um deles, ela aparece tentando forçar a porta de grade do fórum. Na sequência, pega um objeto e quebra o vidro de um carro.

Transtornada, a transexual dizia querer ver um juiz. Ela chegou a falar na morte de integrantes de sua família. Chamados pelos vigilantes do local, três agentes de segurança prisional que faziam a segurança da audiência a imobilizaram, arrancando aplausos das pessoas que acompanhavam a cena. A Polícia Militar chegou na sequência, efetuando a prisão.

De acordo com a coordenadora do policiamento da unidade Tenente Roberta dos Santos Gomes, a transexual informou apenas o nome de registro, Willian da Silva, 25 anos, que saiu recentemente da prisão por alguns crimes, incluindo o de roubo.

A tenente informou que a polícia encontrou pinos de cocaína perto das roupas da transexual detida. “Ele estava bem agitado e uma equipe do Samu foi acionada devido a esse estado psicológico alterado, sob suspeita do uso de drogas. Fizeram um procedimento médico e ele foi conduzido ao Hospital João 23”, disse.

audima