Jornal Estado de Minas

Duzentas famílias ocupam prédio vazio no Centro de Belo Horizonte

Cerca de 200 famílias ocupam um prédio na Avenida Afonso Pena, 2.300, esquina com Rio Grande do Norte, no Centro de Belo Horizonte. Os ocupantes alegam que o prédio está abandonado há mais de cinco anos e reivindicam direito à moradia.

A Polícia Militar (PM) esteve no local e informou que, a princípio, a ocupação é pacífica. Coordenada pelo Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB), os manifestantes chegaram ao local por volta de 1h da madrugada desta quarta-feira.

De acordo com os coordenadores do movimento, o grupo é formado por famílias vindas de outras ocupações, ex-moradores de rua e pessoas que foram despejadas por não pagarem aluguel. "Vamos permanecer no prédio até que apareça uma resposta. Estamos cobrando um direito nosso, que é moradia. Esperamos ter a liberação do imóvel ou a transferência para um outro prédio", explica uma das coordenadoras do movimento Poliana de Souza.

A Prefeitura de Belo Horizonte informou que o prédio está incluído no projeto de revitalização do Centro da capital, que prevê um novo destino para construções desocupadas. Segundo a PM, as famílias só serão retiradas do local caso haja um mandato judicial.

A ocupação recebeu o nome de Carolina Maria de Jesus em homenagem à primeira mulher negra a lutar pelo direito à moradia dos trabalhadores. Segundo o MLB, Belo Horizonte tem cerca de 170 mil famílias sem ter onde morar, incluindo quem vive em área de risco, em situação de rua ou que mora de favor.

* Estagiária sob supervisão da subeditora Ellen Cristie.