(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Festival religioso da Índia colore BH neste sábado

O Ratha-Yatra, ou festival das carruagens, tem programação cultural com shows, dança, gastronomia e yoga para celebrar 'paz e harmonia'


postado em 26/08/2017 09:12 / atualizado em 26/08/2017 11:45

O desfile dos adeptos da cultura indiana vai colorir a Avenida Afonso Pena(foto: Jair Amaral / EM / D.A. Press)
O desfile dos adeptos da cultura indiana vai colorir a Avenida Afonso Pena (foto: Jair Amaral / EM / D.A. Press)

Belo Horizonte recebe, neste sábado (26), a versão mineira do maior festival cultural e religioso da Índia , o Ratha-Yatra.Um carro puxado por cordas e dezenas de pessoas com roupas indianas desfilaram pela Avenida Afonso Pena e seguiram para o Parque Municipal, onde o evento continua até as 16h em uma celebração da paz e da harmonia. A expectativa dos organizadores é de um público de 3 mil pessoas.

O desfile do festival das carruagens começou às 11h10 na Praça Sete. A saída atrasou uma hora porque o grupo esperava a liberação de uma faixa de trânsito pela BH Trans. Cerca de 100 pessoas percorreram a Avenida Afonso Pena até o Parque Municipal. Lá serão distibuídas mil refeições de graça.

Vai haver uma tarde de atividades no Parque Municipal com shows, dança, gastronomia, yoga e programação especial para as crianças, das 12h às 16h. Mestres e expoentes do bhakti-yoga estarão presentes e a entrada é gratuita.

O evento é promovido pela Sociedade Internacional Para a Consciência de Krishna (Iskcon). “BH vai ter que parar mais uma vez para receber o tradicionalíssimo e alegre festival”, anuncia. O Ratha-yatra, ou o festival das carruagens, é celebrado na cidade de Jagannatha Puri, na Índia, há milhares de anos. É uma das celebrações religiosas mais antigas do mundo.

O modelo da procissão de Ratha-Yatra é de uma apresentação com três carruagens ornamentadas, puxados em fila única em meio a pessoas vestidas com os trajes indianos. Além dos carros alegóricos, a festa tem elefantes decorados, dança e canto.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)