Jornal Estado de Minas

Nova travessia de pedestres na Av. Cristiano Machado é inaugurada

Flagras foram feitos pela BHTrans de usuários arriscando descer das estação e atravessando a Avenida Cristiano Machado - Foto: BHTrans/Divulgação
Os usuários do transporte coletivo de Belo Horizonte terão mais segurança e acesso facilitado a estação do Move Ouro Minas, localizada na Avenida Cristiano Machado, na Região Nordeste da cidade. Foi inaugurada na tarde desta sexta-feira pela BHTrans uma travessia para os pedestres, que terá um percurso menor do que a passarela anexa ao Viaduto Henriqueta Lisboa. A medida foi tomada por causa do alto número de pessoas que se arriscavam na travessia da via, uma das mais movimentadas da capital mineira, passando pela estação.

Por dia, passam pela estação Ouro Minas uma média de 900 pessoas. Câmeras de segurança e equipes da BHTrans que monitora os terminais da Avenida Cristiano Machado, flagraram vários usuários se arriscando na travessia da via. Eles acionavam o botão para a abertura manual das portas e desciam na avenida, em meio a carros e ônibus. Diante da situação, dois vigilantes foram colocados nos locais, mas não conseguiram impedir a atitude dos usuários.

Diante da situação, a BHTrans decidiu fazer a nova travessia. Uma faixa de pedestre foi criada ligando os dois lados da avenida.
Além disso, um semáforo foi implantado. No local, já existe a passarela anexa ao Viaduto Henriqueta Lisboa, que tem um percurso de mais de 650 metros para acessar a estação. Com a faixa, o pedestre vai atravessar as pistas da Avenida Cristiano Machado em apenas 65 metros. A nova travessia está adaptada para receber pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida.

Segundo a BHTrans, a passarela vai continuar atendendo os pedestres que passam pela Avenida Bernardo Vasconcelos e usuários do ponto de ônibus abaixo do Viaduto Henriqueta Lisboa. “A nova travessia e a passarela, juntas, reforçam a necessidade de priorizar os pedestres e disponibilizar todos os recursos possíveis para garantir a sua segurança”, afirmou a autarquia.

.