Jornal Estado de Minas

PM prende suspeito em ação para coibir tiroteios entre gangues no Aglomerado da Serra


Durante as ações para combater os constantes conflitos entre quadrilhas do tráfico de drogas no Aglomerado da Serra, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, que vêm tirando o sonho de moradores, a Polícia Militar (PM) conseguiu encontrar um dos suspeitos de envolvimento nos tiroteios. Foram apreendidas três armas, além de drogas e produtos roubados.

De acordo com o tenente Mauro Lúcio da Silva, comandante do Grupo Especializado de Patrulhamento em Área de Risco (Gepar) que atua na região, os militares conseguiram chegar até o suspeito, que ainda não teve o nome divulgado, depois de uma denúncia anônima. “Uma pessoa procurou os policiais e indicou uma casa onde estaria o autor. O imóvel fica nas imediações do Aglomerado da Serra. Conseguimos prender o homem e apreender armas, drogas e produtos de furto e roubo”, explicou.

O suspeito foi encaminhado para a 127ª Companhia da PM. “Ainda estão fazendo o levantamento da ficha criminal dele para saber se ele está envolvida com alguma das quadrilhas que estão em conflito”, contou o tenente Mauro Lúcio.


Conflitos de duas gangues estão assustando moradores desde a última sexta-feira. Na madrugada de hoje, o patrulhamento foi reforçado depois de mais uma madrugada com tiros. De acordo com a PM, o confronto foi registrado entre facções criminosas da Vila “Pau Comeu” e da Vila “Del Rey”. O motivo do conflito, segundo a corporação, é a briga pelo espaço para o tráfico de drogas no bairro.

Os criminosos fugiram após a chegada da PM e ninguém foi preso, mas os militares apreenderam uma pistola e munições de calibre nove milímetros e cartuchos de munições de calibre 12 espalhadas nas ruas no aglomerado.

Em entrevista coletiva, o sargento Marcio Clayton Alves, do Grupo Especializado de Patrulhamento em Áreas de Risco (Gepar), do 22º Batalhão, informou que os criminosos já foram identificados e que o policiamento será intensificado nas imediações da Vila São Lucas. “Parece que é a terceira vez que se confrontam aqui, então nós já intensificamos o patrulhamento e as operações vão continuar, diuturnamente, para coibir e acabar com esses confrontos. Os marginais já foram identificados e em questão de tempo colocaremos eles nos devidos lugares deles, que é atrás das grades”.


Ainda de acordo com o sargento, outras viaturas do Tático Móvel e do Batalhão de Rondas Táticas Metropolitanas (Rotam) darão apoio aos militares do 22º Batalhão que estão empenhados nos confrontos contra as facções criminosas no entorno do Aglomerado da Serra. Segundo o sargento, outras gangues atuam nas imediações do Bairro São Lucas, no aglomerado, mas “estão tranquilas, no território delas.”.