Jornal Estado de Minas

Termina hoje prazo para camelôs manifestarem interesse por vagas em shoppings populares

Espaço destinado aos ambulantes no Shopping Uai Centro. Atualmente, muitos já estão instalados - Foto: Gladyston Rodrigues/EM/DA Press - 10/07/2017Termina nesta terça-feira, 25, o prazo para que os camelôs sorteados pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) manifestem interesse em vaga nos shoppings Uai Centro e Uai O Ponto, na Região de Venda Nova. O atendimento para assinar o termo de ingresso, documento que confirma o interesse pela vaga, é feito apenas no Shopping Uai Centro, em frente a rodoviária, das 9h às 17h. O candidato contemplado no sorteio deve levar documento de identidade oficial com foto, CPF e comprovante de residência.

A lista completa de todos os camelôs sorteados e a vaga correspondente estão no site da prefeitura. O edital que credenciou os shoppings populares para ofertar vagas temporárias faz parte do Plano de Ação do Hipercentro, que, segundo a PBH,  prevê a oferta de oportunidades para qualificação profissional dos camelôs e inserção no mercado formal de trabalho.

A fiscalização para a retirada dos camelôs do Centro da capital mineira começou em 3 de julho. Ambulantes fizeram uma série de protestos pelas ruas da cidade por ao menos quatro dias. Houve confrontos com a Polícia Militar (PM) e algumas pessoas acabaram detidas.

Em entrevista coletiva no dia 4, o prefeito Alexandre Kalil ressaltou que a operação de retirada de ambulantes vai partir para outros bairros da cidade. “É uma operação que não tem volta, não tem fim, é como a Guarda no ônibus, é como o táxi andando (nas pistas do Move), é como o estacionamento do Mineirão, são ações permanentes”, disse.


Os ambulantes foram cadastrados e ofertadas as eles vagas em shoppings populares. O sorteio envolveu 1.547 lugares, sendo 871 no Uai O Ponto, na Avenida Padre Pedro Pinto, em Venda Nova, e 676 no Uai, próximo à rodoviária, no Centro. Os camelôs que foram sorteados podem manifestar interesse em obter uma vaga nos shoppings Uai Centro e Uai O Ponto, em Venda Nova, até dia 25. A Prefeitura de Belo Horizonte anunciou a ampliação do prazo, depois de acordo com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).

.