Jornal Estado de Minas

Bombeiros resgatam homem que pulou no Ribeirão Arrudas

  Soldado Cattoni saltou no ribeirão poluído para resgate arriscado - Foto: Túlio Santos/EM/D.A.Press
Um homem pulou no Ribeirão Arrudas na noite desta quinta-feira em Belo Horizonte. Não fosse a rápida ação de dois militares do Batalhão de Emergências Ambientais e Resposta a Desastres (Bemad), do Corpo de Bombeiros, ele seria arrastado pelas águas poluídas, já que, com um traumatismo craniano, não conseguia se livrar da correnteza.

Inicialmente, o Corpo de Bombeiros havia informado que o homem tinha pulado no Ribeirão Arrudas enquanto fugia da Guarda Municipal. Porém, a informação foi desmentida nessa sexta-feira pela Guarda. Segundo a corporação, a viatura foi acionada por pessoas que avistaram a vítima. Os guardas acompanharam o homem sendo arrastada até a chegada dos bombeiros.

De acordo com o major Anderson Passos, comandante do Bemad, equipes da unidade receberam informações de que um homem havia caído no ribeirão, na Avenida do Contorno, sob o viaduto Pedro Fulgêncio, área central de BH - ainda não tinham informações de que se tratava de um fugitivo. “Imediatamente, o tenente Farah e o soldado Cattoni, que têm treinamento especializado em resgate em enchentes, se colocaram num ponto abaixo do Arrudas, para fazer a contenção da vítima que estava sendo arrastada”, explicou.

Uma técnica, conhecida como "isca-viva", considerada de alto risco, foi usada pela dupla de bombeiros, já que não havia tempo para esperar outras equipes de resgate. Os dois militares se posicionaram às margens do ribeirão, próximo à ponte no Bairro Horto, Leste da capital.
Numa ação rápida, amarrado a uma corda, o soldado Cattoni desceu no canal do curso de água e alcançou o homem, que demonstrava confusão mental, se debatia e evitava o socorro.

Depois de conseguir imobilizá-lo, o militar o arrastou até as margens. Com ajuda de outros bombeiros do Bemad, que chegaram ao local, o homem foi retirado do canal e entregue a uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), e levado para o Hospital de Pronto-Socorro João XXIII. A identidade dele ainda não foi revelada. O soldado Cattoni foi encaminhado ao Hospital da Polícia Militar, para receber tratamento depois de ter contato com a água poluída do Arrudas. Lá, recebeu os cumprimentos do comando do Corpo de Bombeiros, que elogiou o "destemor" do soldado na ação.

.