Jornal Estado de Minas

Garimpeiros presos em operação contra extração ilegal de ouro em Itabirito

Dois garimpeiros foram presos em Itabirito, na Região Central de Minas, durante operação conjunta de policiais militares e funcionário do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) para o combate da mineração clandestina de ouro.

No local da ação, foram apreendidos uma bateia, um recipiente contendo mercúrio, dois flutuantes metálicos, um motor 4 cilindros diesel para draga, dois compressores de ar, um conjunto de roupa de mergulho de neoprene, uma balança de precisão, uma bica de lavagem de minério e demais equipamentos relacionados à extração ilegal do metal.

A draga com os equipamentos relacionados à atividade ilegal que não puderam ser desmontadas ou transportadas foram destruídas no local pelos militares do Comando de Operações em Mananciais e em Áreas de Florestas (COMAF - BOPE), mediante autorização formal do pessoal do Ibama.

O órgão federal e os militares da Cia PM Ind Meio Ambiente atuaram os garimpeiros, que vão pagar multa total de R$ 4794,17. Eles foram presos em flagrante e levados para a Delegacia de Itabirito..