Jornal Estado de Minas

Cachorra da raça Akita é encontrada com hipotermia dentro da Lagoa da Pampulha

Uma cachorra da raça Akita foi encontrada na tarde de ontem jogada na Lagoa da Pampulha. Ela estava hipotérmica, desidratada, com glicose e pressão baixas, além de ter pulgas e carrapatos. A família responsável por resgatar a cadela, que foi batizada de Estrela, a encaminhou para a clínica veterinária da qual são clientes. Estrela ainda vai passar por uma avaliação neurológica, mas tem quadro estável.

Em conversa com o em.com.br, Romim Gilberto Dias, médico veterinário responsável pela clínica Univet, que acolheu a cachorra, acredita que ela tenha sido abandonada. "É só uma hipótese, mas como estimamos que ela tenha entre 8 e 9 anos, esse poderia ter sido o motivo do abandono", aponta. Romim também contou detalhes sobre a saúde da cachorra. "Os testas para leishmaniose e raiva deram negativo, e, de modo geral, o quadro dela tem evoluído. Está tomando soro com antibióticos e analgésicos", explica. 

A avaliação neurológica à qual Estrela será submetida hoje deve apontar o estado de saúde mental da cachorra.
"Ela tem uma dificuldade de andar, o que pode ser por uma calcificação entre vértebras da coluna, ou por motivos psicológicos", esclarece Romim. Ainda segundo o médico veterinário, Estrela pesa cerca de 26 quilos e já tem duas famílias interessadas na adoção.

* A estagiária está sob supervisão da subeditora Ellen Cristie
.