Jornal Estado de Minas

Presos três integrantes de quadrilha que levou terror a Santa Margarida


Uma grande operação conjunta entre as polícias Civil e Militar foi montada para localizar os criminosos que levaram terror à população de Santa Margarida, na Zona da Mata, nesta segunda-feira, em assaltos a bancos. Um vigia e um policial foram mortos. Durante o cerco, foram presos três suspeitos de integrar a quadrilha e apreendidas armas de grosso calibre e munição. As ações continuam para tentar encontrar outros integrantes da facção. Policiais de Belo Horizonte e de outras cidades participam das buscas, com ajuda de três aeronaves.





A ação ousada dos criminosos aconteceu à luz do dia. Por volta 9h, oito criminosos armados com espingardas calibre 12 e fuzis 556 assaltaram uma agência do Banco Sicoob. Em seguida, seguiram para o Banco do Brasil. Nesta segunda tentativa, houve troca de tiros e dois vigilantes foram baleados. Um deles, Leonardo José Mendes, morreu e outro foi encaminhado para o hospital.

Os criminosos fizeram duas pessoas reféns e fugiram em uma caminhonete. As vítimas foram colocadas na caçamba do veículo e serviram de escudo para os bandidos. Na fuga, os homens que estavam na carroceria trocaram tiros com policiais militares. O cabo Marcos Marques da Silva, de 36 anos, foi baleado e morreu na calçada de uma das agências.

Um cerco foi feito na região. Os criminosos fugiram para a zona rural da cidade com os reféns. Por volta das 12h, a picape, uma Fiat Toro, foi localizada abandonada. No local, as vítimas foram liberadas. Em um matagal próximo a polícia encontrou várias armas e munição. Três pessoas foram presas por volta das 13h30, e uma quarta fugiu.



As primeiras informações do local eram de que oito criminosos estavam envolvidos na ação, mas a Polícia Militar confirmou nesta terça que eram quatro, conforme consta no boletim de ocorrência. De acordo com a Polícia Civil, os homens presos na operação de ontem foram identificados como Josimar Pereira Rodrigues, 30 anos, Sirlande da Silva Ferreira, de 27 anos, e Wesley Rosa Firmino, de 21. Eles foram presos em flagrante por latrocínio, sequestro e associação criminosa.

Antes do registro do BO, a Polícia Militar divulgou o nome Silvonei da Silva Ferreira, de 30 anos, como um dos três detidos. Mas, posteriormente, tanto a PM quanto a Polícia Civil informaram que esse nome não consta entre os envolvidos na ocorrência. O quarto suspeito, que está foragido, tem 34 anos.

Foram apreendidas três armas calibre 12, uma submetralhadora, dois coletes balísticos e toucas ninjas. A PM enviou para buscas na região uma equipe do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e três aeronaves. Os comandos regionais das polícias Civil e Militar estão fazendo operação de cerco e bloqueio em estradas da área. Equipes de inteligência das duas corporações trabalham na identificação dos autores. Santa Margarida tem 16 mil habitantes e um efetivo total de 5 policiais militares.

Medo

A ação dos criminosos levou medo e assustou moradores da cidade. A fuga da quadrilha foi filmada por algumas pessoas. As imagens flagraram o policial sendo morto e trocando tiros com os bandidos. Mulheres choraram de desespero ao ver a cena. As vidraças dos terminais foram destruídas. (RG)