PF Minas indicia quadrilha por tráfico internacional de cocaína

Quinze estrangeiros são acusadas da prática de crimes de venda de drogas e formação de organização criminosa

Estado de Minas

Uma organização criminosa especializada no tráfico internacional de cocaína para a Europa foi indiciada pela Polícia Federal em Minas Gerais.

No Brasil, foram apreendidos equipamentos, dinheiro em espécie, veículo e relógios que totalizam aproximadamente R$ 600 mil. A informação foi divulgada pela PF na tarde desta sexta-feira.  
Segundo a corporação, 15 estrangeiros foram indiciados pela prática dos crimes, sendo um deles indiciado também por lavagem de dinheiro. As penas somadas podem chegar a mais de 30 anos de prisão. A Justiça Federal decretou a prisão preventiva de nove dos indiciados.

A investigação foi iniciada em fevereiro de 2016, quando foi identificada a chegada dos suspeitos a Belo Horizonte. Ao longo de um ano, os investigados foram acompanhados pela PF em Minas Gerais, São Paulo e no Espírito Santo, sendo identificada a estrutura logística por eles montada para o tráfico de drogas, além de remessa de uma tonelada de cocaína do Brasil para a Espanha – carga apreendida na Bélgica a pedido da PF.


No relatório do inquérito policial, houve representação pela prisão preventiva dos outros seis estrangeiros, já indiciados, que permaneciam em liberdade. A corporação aguarda autorização da Colômbia e da Espanha para efetivar a extradição dos presos que estão em território estrangeiro. O inquérito policial será enviado à Justiça Federal e ao Ministério Público Federal.

 

(RG) 

.