Febre amarela já matou 159 pacientes em Minas Gerais

São 446 casos confirmados da doença, de acordo com balanço da Secretaria de Estado de Saúde, divulgado nesta segunda-feira

Estado de Minas
Vacinação no estado pode ter contribuído para redução dos casos da febre - Foto: Jair Amaral/EM/D.A Press
Depois de dois meses sem divulgar boletins da febre amarela, diante da queda das notificações da doença, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) de Minas Gerais apresentou nesta segunda feira um balanço atualizado.

São 446 casos confirmados de pacientes com a febre, dos quais 159 morreram. Em abril, eram 427 confirmações e 151 óbitos. Há ainda 18 mortes e 138 suspeitas da doença em investigação, do total de 1147 notificações. Foram descartados 565 registros.

O último caso confirmado de febre amarela, com transmissão em Minas Gerais (autóctone), teve o início dos sintomas no dia 18 de abril último. Desde então, houve um registro em 10 de maio, de um paciente de 79 anos, que mora em Belo Horizonte, e foi infectado pelo vírus durante um retiro no Mato Grosso. A investigação epidemiológica e a confirmação dos últimos casos são recentes, o que levou a SES-MG a divulgar um boletim atualizado.

Segundo a secretaria, a vigilância da febre amarela continua sendo realizada em Minas, assim como as estratégias de prevenção e controle dentro da rotina, conforme previsto nas diretrizes preconizadas pelo Programa Nacional de Vigilância, Prevenção e Controle da Febre Amarela. A SES-MG informa que seguirá investigando e finalizando os casos já notificados que ainda estão em sem definição, ou novos registros.
.