(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Estudantes de Contagem embarcam para a Grécia para olimpíada

Bicampeões nacionais, estudantes do 6º ano e do 7º ano do ensino fundamental do Instituto Eros Gustavo, no Bairro São Caetano, vão competir 11ª Olimpíada de Raciocínio Mind Lab


postado em 10/06/2017 07:00 / atualizado em 10/06/2017 08:15

Integrantes do Instituto Eros Gustavo e alunos que disputarão olimpíada(foto: Arquivo pessoal/ divulgação)
Integrantes do Instituto Eros Gustavo e alunos que disputarão olimpíada (foto: Arquivo pessoal/ divulgação)
Trabalho em equipe, respeito ao outro e muito, muito raciocínio. Com esses elementos na bagagem, quatro alunos de uma escola particular de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, embarcaram ontem rumo à Ilha de Creta, na Grécia, para defender o Brasil e disputar o título mundial na fase internacional da 11ª Olimpíada de Raciocínio Mind Lab. Bicampeões nacionais, estudantes do 6º ano e do 7º ano do ensino fundamental do Instituto Eros Gustavo, no Bairro São Caetano, vão competir com australianos, italianos, britânicos, romenos, turcos, entre outras nacionalidades. O torneio ocorre de amanhã até quinta-feira.

A olimpíada é organizada anualmente com o objetivo de motivar estudantes de escolas públicas e privadas a pôr em prática o aprendizado com os jogos de raciocínio de tabuleiros e on-line trabalhados em sala de aula uma vez por semana, como parte da grade curricular. Os games são resultado do MenteInovadora, programa voltado para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais da Mind Lab – organização especializada em sistemas de aprendizagem dessa área. Cada equipe é formada por quatro alunos do 4º ao 7º ano, que competem em quatro jogos e modalidades diferentes. Na categoria escola pública, disputam a medalha de ouro os alunos da Escola Municipal Visconde de Mauá, da cidade de Portão (RS).

Os mineiros Matheus Henrique Mendes Rodrigues, Tiago Araújo Vidal e Amanda Coura Fernandes, de 11 anos, do 6º ano, e Lorrayne Marayze Silva de Oliveira, de 12, do 7º ano do fundamental, percorreram um longo caminho até cruzar o Atlântico, deixando para trás 110 mil estudantes de todo o país. A fase nacional, na qual se consagraram bicampeões, ocorreu em São Paulo, mês passado. A competição nacional inclui equipes de alunos do 8º e 9º anos do fundamental, que não participam do Mundial. Nessa modalidade, o Instituto Eros Gustavo subiu este ano no lugar mais alto do pódio também pela segunda vez consecutiva.

Na etapa internacional, todos os países que usam a metodologia têm a mesma prova. Todos jogam contra todos e a pontuação é por equipe. Ganha o time que tiver o maior somatório dos pontos. “O nosso objetivo sempre foi trabalhar as habilidades sociais e emocionais, focar no trabalho em equipe, no autocontrole emocional. O primeiro passo foi procurar, há seis anos, uma metodologia nesse sentido”, conta a diretora da escola, Cristiane Boaventura. “Nos últimos anos, estamos correndo atrás do título. É o quinto ano que disputamos e estamos aprimorando sempre. Na primeira fase, fazemos uma olimpíada interna por quatro semanas e todos os alunos participam. Este ano, 15 foram selecionados para a semifinal”, afirma.

A partir desse processo, são escolhidos os alunos para representar a instituição na primeira fase regional da Mind Lab. A etapa nacional é presencial. “Para nós já é uma vitória e tanto chegarmos a esse ponto: ter convívio com outras culturas e idiomas, oportunidade de conhecer outras nacionalidades. Tivemos alunos que viajaram pela primeira vez de avião na olimpíada nacional. O Instituto Eros não atende à classe A. Então, temos muitos filhos realizando o sonho dos pais”, relata.

A mantenedora da escola, Aparecida Boaventura, está confiante no título. “Foi um sonho, lutei muito, pois não é um projeto barato. Falei que seríamos campeões e vamos conseguir. Nosso bairro é cercado por quatro favelas. Quis mostrar que por mais simples que sejamos, podemos ser melhores. Depois que entramos com a metodologia, os alunos melhoraram não só no campeonato, mas também nas notas. Somos pequenos no tamanho, mas grande no conhecimento”, diz. O instituto é pentacampeão regional.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)