Escritor com doença rara é impedido de embarcar em Confins e recorre à polícia

Alegação da empresa Latam, segundo familiares, é que o passageiro, que faz uso de um ventilador mecânico, precisava de autorização médica para seguir viagem

João Henrique do Vale

Pedro Henrique Muriel Bertonini, de 30 anos, seguia para Recife onde tem uma palestra marcada - Foto: Reprodução/Facebook


O que era para ser mais uma viagem para fazer uma palestra virou  transtorno para um escritor de Belo Horizonte. Pedro Henrique Muriel Bertonini, de 30 anos, que é portador de uma doença neurológica, foi impedido de embarcar em um voo no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, com destino a Recife na manhã desta terça-feira. A alegação da empresa Latam é de que o passageiro, que faz uso de um ventilador mecânico, precisava de uma autorização médica.

Porém, segundo familiares do passageiro, no site da companhia essa necessidade não estava descrita, somente a exigência de que ele entrasse em contato até 48 horas antes, para explicar sua situação. A mãe de Pedro afirma que o procedimento foi feito há cinco dias.

O escritor e sua mãe, a professora Roberta Muriel, de 51 anos, chegaram no aeroporto por volta das 8h. Eles seguiram normalmente para o guichê da companhia, mas quando foram atendidos acabaram sendo surpreendidos. “Fomos impedidos de viajar.
O Pedro usa um aparelho 24 horas por dia, ele não é concentrador de oxigênio, é um ventilador. O site da Latam informa que, para embarcar com respirador, é preciso notificar a companhia com 48 horas de antecedência. Ele avisou na quinta-feira passada, por telefone. O atendente informou que estava tudo dentro dos conformes. Quando chegamos hoje, alegaram que o atestado médico teria que ter sido enviado para aprovação, mas no site não consta que teria que mandar”, reclamou Roberta.

Diante do impasse, ela procurou a Polícia Militar (PM) para fazer um boletim de ocorrência sobre o caso. Além disso, fez uma notificação à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e procurou o Juizado Especial. “Somente depois que advogados conversaram com funcionários da empresa eles passaram a passagem para amanhã (quarta-feira), no mesmo horário. Mas, mesmo assim, estão exigindo uma autorização médica para embarque. Ou seja, ainda não é certo que vamos conseguir viajar”, explicou a professora.

Segundo Roberta, Pedro já viajou por diversos países, como Portugal, Espanha, Itália, e recentemente para a Olimpíada do Rio de Janeiro, e não teve nenhum problema. Ela pretende acionar a Justiça por causa do episódio. “Imagina a situação dele. Todo mundo vendo o que aconteceu.
Ele está totalmente aborrecido e até tinha desistido da ideia de viajar e fazer a palestra. Mas eu consegui convencê-lo e vamos até o fim”, comentou.

Por meio de nota, a Latam Airlines Brasil informou que está em contato com o passageiro. A empresa também “esclarece que o embarque está reprogramado no voo de mesmo número amanhã (7), o JJ3148 (Belo Horizonte/Confins - Recife), previsto para decolar às 11h”.

 

(RG) 

.