Vacinação contra a gripe em BH pode terminar nesta sexta-feira

Se 90% do público prioritário for vacinado até dia 2 de junho, campanha acaba na capital. Do contrário, prazo será estendido até 9 de junho

Guilherme Paranaiba
Quem ainda não se vacinou e está nos grupos prioritários deve procurar um dos centros de saúde de BH até 2 de junho - Foto: Jair Amaral/EM/D.A PRESS
A vacinação contra a gripe em Belo Horizonte pode terminar nesta sexta-feira, dia 2 de junho, caso a meta de 90% de imunização estipulada pelo Ministério da Saúde tenha sido alcançada até esta data. Em Belo Horizonte, os grupos prioritários que devem receber a vacina somam 824 mil pessoas e 71% desse público já está imunizado, conforme atualização de 25 de maio.

Inicialmente, a campanha previa o fim da vacinação em 26 de maio, a última sexta-feira. Porém, em razão da baixa adesão, a Prefeitura de BH esticou o prazo até dia 2 de junho. Logo em seguida, o Ministério da Saúde divulgou uma informação de que as pessoas poderiam se vacinar até 9 de junho, dando um prazo maior para quem ainda não procurou a vacina.

Essa orientação foi seguida pela PBH, que informou via assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Saúde que a vacinação seria sim levada até 9 de junho. Porém, a pasta corrigiu a informação e confirmou, na manhã desta quarta-feira, que o prazo só será estendido até o próximo dia 9 se o número de vacinados continuar abaixo da meta.

Como as prefeituras têm autonomia para definir sobre a vacinação, caso o índice chegue aos 90% considerados suficientes pelo Ministério da Saúde até a próxima sexta-feira, dia 2 de junho, a PBH não oferecerá mais a vacina depois dessa data. Portanto, a melhor alternativa para quem ainda não se vacinou é buscar os 152 postos de saúde da capital mineira até sexta-feira.

Os grupos prioritários para receber a vacina incluem pessoas acima de 60 anos, crianças entre 6 meses e 4 anos, trabalhadores da área de saúde, gestantes, mulheres até 45 dias após o parto, portadores de doenças crônicas, presidiários, trabalhadores do sistema prisional e professores das redes pública e privada de ensino básico..