Jornal Estado de Minas

Jaguatirica capturada com ferimentos no começo do mês está de volta ao seu meio ambiente


Militares da 9º Companhia de Meio Ambiente, de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, realizaram nesta terça-feira a soltura de uma jaguatirica, que estava em tratamento no Setor de Animais Silvestres da Universidade Federal de Uberlândia.



O animal foi resgatado no começo do mês em uma chácara numa área rural a 13 quilômetros de Uberlândia. Com diversos ferimentos pelo corpo, o animal foi levado para avaliação dos médicos veterinários, exames e tratamento especializado, por ser um animal silvestre.

Nesta terça, 27 dias depois de sua captura, a jaguatirica recebeu alta e os militares foram chamado para realizar sua soltura em seu meio ambiente, em uma área de reserva.

Para fazer sua reintrodução em seu habitat, além dos policiais ambientais, um veterinário acompanhou a operação, para garantir a integridade física do animal, além de equipe do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama).

A jaguatirica foi solta em reserva de cerrado a mais de 80 km da área urbana de Uberlândia, onde terá alimento, água e abrigo em abundância, além de um espaço territorial para sua locomoção. Tão logo foi solta, ela saiu correndo e sumiu na mata.

audima