Ministro diz tratar 'pessoalmente' da retomada da Samarco neste ano

Fernando Coelho fez declaração durante apresentação em um evento em São Paulo

Estado de Minas

Barragem do Fundão se rompeu em novembro de 2015 e matou 19 pessoas - Foto: Alexandre Guzanshe/EM/DA Press 11/11/15

O Ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho, disse nesta segunda-feira, durante um evento em São Paulo, que tem se envolvido diretamente em negociação com o Ibama, com governo mineiro e com as prefeituras para viabilizar a retomada das operações da mineradora Samarco. A informação foi divulgada pelo jornal Folha de S. Paulo.

Segundo a reportagem, Coelho Filho disse durante a apresentação em evento Arko Advice e da Consulting House em São Paulo: "Com a Samarco, em particular, estou tratando pessoalmente com a presidente do Ibama, com o pessoal do estado de Minas Gerais, com as prefeituras... nossa expetativa é que no segundo semestre possamos estar com a Samarco de novo operando."

As atividades da mineradora estão paralisadas desde que todas as suas licenças ambientais foram suspensas em decorrência da tragédia de novembro de 2015, quando ocorreu o rompimento da Barragem do Fundão, em Mariana, Região Central de Minas. Foram liberados no ambiente mais de 60 milhões de metros cúbicos de rejeitos, que devastaram vegetação nativa, poluíram a Bacia do Rio Doce e provocaram 19 mortes. 

Ainda segundo o ministro, a ação faz parte da medida do governo federal para impulsionar investimentos no setor de mineração e a retomada das atividades da mineradora é importante para que "a empresa possa arcar com reparações que deve".

RB

 

.