(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Estações de metrô estão fechadas em Belo Horizonte e Contagem

Protesto afeta cerca de 230 mil passageiros que usam o sistema diariamente, segundo CBTU


postado em 28/04/2017 07:52 / atualizado em 28/04/2017 09:32

(foto: Jair Amaral/EM/DA Press)
(foto: Jair Amaral/EM/DA Press)
Passageiros que usam o metrô de Belo Horizonte devem procurar outro meio de transporte para se deslocarem pela capital nesta sexta-feira. De acordo com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), empresa responsável pela operação do sistema, 100% das estações estão fechadas hoje. O ato é contra as reformas da Previdência, trabalhista e a Lei da Terceirização.

De acordo com a assessoria de imprensa, há funcionários na sede da empresa, mas nenhum tipo de atividade nos terminais. O metrô operou normalmente nessa quinta-feira, até 23h. Hoje, desveria começar a operar às 5h15, mas amanheceu fechado. A paralisação, segundo a CBTU, afeta cerca de 210 mil passageiros que usam o metrô diariamente.

O Tribunal Regional do Trabalho (TRT) concedeu liminar para a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) determinando o mínimo de 80% dos trens em horários de pico. E estabeleceu que, caso descumprisse a decisão, o Sindicato dos Empregados em Transportes Metroviários e Conexos de Minas Gerais (Sindimetro-MG) estará sujeito a multa de R$ 250 mil.

A liminar foi concedida nesta quarta-feira pelo 1º vice-presidente do TRT, desembargador Ricardo Antônio Mohallem. Ele atendeu ao pedido ajuizado pela gerência Jurídica da CBTU Belo Horizonte na última terça-feira.

Na decisão, o juiz determinou que no mínimo 80% dos trens funcionassem no horário das 5h30 às 10h e das 16h às 20h, e de, no mínimo 60%, nos demais horários. Para não ter prejuízos nos serviços, deveriam permanecer em atividade quantos trabalhadores forem necessários para o cumprimento de tal determinação. A reportagem do Estado de Minas entrou em contato com o Sindimetro-MG, mas ninguém foi localizado.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)