(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Inauguração do Horto das Oliveiras marca o início de atos da semana santa

Confira a programação do Domingo de Ramos na Região Metropolitana de Belo Horizonte e em cidades históricas do interior de Minas Gerais


postado em 08/04/2017 06:00 / atualizado em 08/04/2017 08:43

Padres e diáconos participaram nesta sexta-feira de celebração em preparação para a semana santa(foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)
Padres e diáconos participaram nesta sexta-feira de celebração em preparação para a semana santa (foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)
Preparação espiritual para a semana santa com orações, confissões e até inauguração, como a do Horto das Oliveiras, com imagem de Jesus e um jardim. Cerca de 400 padres e diáconos dos 28 municípios que compõem a Arquidiocese de Belo Horizonte participaram, na manhã de ontem, no alto da Serra da Piedade, em Caeté, na Grande BH, da Celebração Penitencial do Clero, encontro presidido pelo arcebispo metropolitano dom Walmor Oliveira de Azevedo.

“Estamos num tempo de conversão, mudança e qualificação. Precisamos ouvir uns aos outros. A quaresma traz reflexão e nos mostra que não buscamos uma vida qualquer, mas sim a vida interior”, disse o arcebispo, que convidou os católicos para as cerimônias que começam amanhã, domingo de ramos, e vão até a páscoa, no dia 16 (veja abaixo a programação). Ele destacou a realização da Missa da Unidade, na próxima quinta-feira, às 9h, no estádio do Mineirinho, na Pampulha, na capital.

A celebração de ontem, na Serra da Piedade, começou com o tempo penitencial, com a participação dos bispos auxiliares dom Joaquim Mol, João Justino, que tomará posse em 13 de maio como bispo de Montes Claros, na Região Norte, Edson Oriolo, Giovani Luís da Silva e Otacílio Ferreira de Lacerda. Pouco antes, dom Walmor comentou sobre o ataque norte-americano, na noite de quinta-feira, à base aérea de Al-Shayrat, na Síria: “Vejo isso com muita tristeza, pois o caminho da paz foi substituído pela força. Dificilmente uma situação dessa terá retorno, por isso é preciso que haja outra via, mas que seja a da paz”.

Perto do fim do tempo penitencial, conduzido na Igreja Nova das Romarias, os padres mantiveram um costume de décadas, que é a confissão um a um, dentro ou fora do templo, de frente para as montanhas. “É fundamental para que nos vejamos, com humildade, como criaturas humanas, como filhos de Deus, pecadores”, afirmou o reitor do Santuário de Nossa Senhora da Piedade, padre Fernando César do Nascimento. Toda a programação no santuário em 2017 faz parte da celebração dos 250 anos de peregrinação à serra, onde fica a imagem da padroeira de Minas, Nossa Senhora da Piedade, esculpida por Antonio Francisco Lisboa, o Aleijadinho (1737-1814).

Dom Walmor abençoou monumento instalado em um jardim no Horto das Oliveiras(foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)
Dom Walmor abençoou monumento instalado em um jardim no Horto das Oliveiras (foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)
Alguns religiosos compareceram com seus hábitos, a exemplo dos mercedários Inácio José, frei Elionaldo Pecione e Silva e Marcos do Carmo, da Ordem de Nossa Senhora das Mercês, em Ibirité, na Grande BH. Perto de uma rocha, padre Inácio José ouvia o padre Admilson Paiva, da Paróquia de São Pio Pietrelcina, em Betim, também na região metropolitana, e vice-versa. Mais distante, era a vez do cearense padre Lauro Aderaldo, da Paróquia de São José, de Vespasiano, se confessar com o vigário da Paróquia de Nossa Senhora Rainha, no Bairro Belvedere, na Região Centro-Sul da capital, Já perto do altar, estavam dom Walmor e o arcebispo emérito dom Geraldo Gusmão. “É muito bom encontrar outros padres, fortalecer os laços de amizade”, observou padre Estêvão Maria Kolbe, da comunidade Aliança da Misericórdia, do Bairro Madre Gertrudes, na Região Oeste.

Terminada a cerimônia, os padres, com um crucifixo à frente, seguiram em procissão até o Horto da Oliveiras. Exatamente ao meio-dia, dom Walmor abençoou o monumento com a imagem de Cristo, doada pela artista plástica Vilma Noël e instalada em um jardim contornado por 75 mudas de oliveiras. A escultura foi mostrada com exclusividade pelo Estado de Minas na edição de 25 de janeiro. O arcebispo destacou a beleza da paisagem vista da Serra da Piedade e a relevância da região. “Este é um sítio ecológico, um jardim com muitas particulares, um lugar que devemos preservar”, ressaltou o arcebispo, citando a Campanha da Fraternidade 2017, que tem como tema “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida” e o lema “Cultivar e guardar a criação” (Gn 2.15).

O Horto ou Jardim das Oliveiras foi recriado no alto das montanhas de Minas, em comunhão total com a natureza e num ponto perfeito para orações e contemplação da paisagem. Feito em pó de granito, pesando uma tonelada e embelezado pelo paisagismo de Maria das Graças Drumond Souza Lima, a obra da artista Vilma Nöel fica perto da Arena da Amizade e se torna mais um ponto de visitação para os milhares de brasileiros e estrangeiros que chegam ao topo do maciço – no ano passado, o número foi de meio milhão de pessoas.

Construção do templo

A história do santuário da padroeira de Minas começa no século 18, com o relato de um milagre: a Virgem Maria teria aparecido para uma jovem surda, no alto da Serra da Piedade. A partir desse dia, a garota passa a falar e a ouvir, o fato se espalha rapidamente por toda a região e muita gente chega ao topo do maciço para rezar. O episódio toca o coração do português Antônio da Silva Bracarena, então na colônia para ganhar dinheiro. Mas ele se converte e decide dedicar sua vida à construção de uma capela no lugar onde ocorrera o milagre. O singelo templo dedicado a Nossa Senhora da Piedade começa a ser erguido em 1767 e, mais tarde, ganha a imagem esculpida por um jovem de Ouro Preto, depois reconhecido como mestre do Barroco mineiro – Antonio Francisco Lisboa, o Aleijadinho.

Programação da Semana Santa

Domingo de Ramos (09/04)
» Belo Horizonte
17h – missa e procissão de ramos na Tenda Cristo Rei, no terreno onde está sendo erguida a Catedral Metropolitana
Avenida Cristiano Machado, 11.910, no Bairro Juliana, na Região Norte

» Serra da Piedade, em Caeté
8h, 9h30, 11h30,15h e 17h – missas e bênção dos ramos

» Santa Luzia
10h30 – bênção, procissão e missa no Mosteiro de Nossa Senhora da Conceição de Macaúbas, a 15 quilômetros do Centro da cidade

18h – bênção de ramos na Capela do Senhor do Bonfim, seguida de procissão até o Santuário de Santa Luzia, no Centro Histórico de Santa Luzia

» Ouro Preto
7h30 – missa com distribuição de ramos, na Igreja de São Francisco de Assis, seguindo-se procissão litúrgica em direção à Igreja de Nossa Senhora das Mercês e Perdões (Mercês de Baixo)

15h30 – missa na Igreja de Nossa Senhora das Dores, seguindo-se a Procissão do Encontro, com a imagem de Nosso Senhor dos Passos

» Diamantina
18h – bênção dos ramos em frente da Igreja do Rosário, procissão em direção à catedral e celebração eucarística. A catedral estará fechada e somente será aberta com a chegada da procissão

» Tiradentes
8h – procissão de Ramos, saindo da Igreja de São Francisco em direção à Matriz de Santo Antônio, no Centro Histórico


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)