Atores mineiros reclamam de agressão homofóbica em Curitiba

Durante apresentação do Campeonato Interdrag de Gaymada, uma pedra foi atirada nos participantes

Isabella Souto
Grupo Toda Deseo já se apresentou 14 vezes em Belo Horizonte, algumas delas na Virada Cultural - Foto: Euler Júnior/EM/D.A Press

Integrantes do coletivo Toda Deseo, da capital mineira, reclamam de agressão homofóbica sofrida durante a apresentação da performance Campeonato Interdrag de Gaymada, no Festival de Curitiba, ocorrido no último dia 29, na capital paranaense.

De acordo com o ator David Maurity, o agressor atirou uma pedra durante a apresentação do grupo, que atua contra o preconceito e pela visibilidade da comunidade LGBT. Um homem que estava na plateia foi atingido no ombro, mas não precisou ser hospitalizado.

“Certamente foi um ataque homofóbico, pois é um evento claramente LGBT, que chama a atenção, grita palavras de ordem.
As pessoas foram se aglomerando e viram que era um grupo de teatro falando sobre a comunidade LGBT”, afirmou Maurity.

O evento foi realizado no dia 29 na Praça Boca Maldita, espaço de tradição e apresentações teatrais no Centro de Curitiba.

No dia seguinte, o grupo realizou nova apresentação em um passeio público e não houve intercorrências.

O Gaymada já está na 18ª edição, e segundo o Toda Deseo, nunca houve qualquer tipo de violência física nas apresentações realizadas em Belo Horizonte, Ouro Preto e Rio de Janeiro.

David Maurity afirmou que o coletivo já foi alvo de xingamentos homofóbicos, mas que foram transformados em piada e risos pelos artistas. .