Jornal Estado de Minas

Hospital Universitário Ciências Médicas amplia área de ortopedia

(foto: Divulgação)
Os belo-horizontinos agora têm acesso a atendimento ortopédico e traumatológico de maior qualidade na capital, integrado à rede do Sistema Único de Saúde (SUS). A Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma) inaugurou na semana passada o departamento de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Universitário Ciências Médicas, após reestruturação, reformas e melhorias do setor. O hospital fica na Rua Aimorés, esquina com a Rua Ouro Preto, no Barro Preto (Região Centro-Sul de BH).


O ortopedista Neylor Pace Lasmar, chefe do departamento de Ortopedia e Traumatologia e diretor-geral da Faculdade de Ciências Médicas, conta que o centro foi formatado em alto padrão clínico, com novos ambulatórios, equipamentos e mobiliários. “Vinte e cinco médicos já experientes na área fazem atendimento diário, em tempo integral, dos 40 leitos, entre adulto e infantil, disponibilizados para a ortopedia e traumatologia”, diz. “Eles trabalham com outros 20 médicos residentes, já que o hospital é docente e assistencial, nos casos de trauma, (problemas na) coluna, ombro, mão, quadril, joelho, pé, além de ortopedia infantil e traumatologia esportiva, encaminhados unicamente pelo SUS”, acrescentou.

Internações A inauguração do espaço, em 13 de março, teve a presença do prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, do secretário de Estado de Planejamento, Helvécio Magalhães, do presidente da Feluma, Wagner Eduardo Ferreira, e do presidente da construtora Direcional Engenharia, Ricardo Valadares Gontijo – a empresa fez gratuitamente as reformas e alterações no departamento. “As enfermarias não ficam aquém de nenhum outro hospital de maior porte. Não é só a estrutura física que é de ponta, os residentes que trabalham aqui atingem, há sete anos, 100% de aprovação na Sociedade Brasileira de Ortopedia”, afirma Neylor Lasmar.

Pelos cálculos do ortopedista, essas melhorias proporcionarão um aumento de 150 internações por mês de usuários do SUS – 1,8 mil a mais por ano. Ele destacou ainda que, com consultórios mais bem equipados, o Hospital das Ciências Médicas poderá oferecer atendimento de mais qualidade e conforto aos usuários do SUS.