Profissionais de segurança de 16 estados definem ações integradas em Minas

Autoridades discutiram ações de prevenção e repressão a crimes nas divisas do país no encontro do 5º Pacto Integrador de Segurança Pública Interestadual

Mais de 100 profissionais de segurança de 16 estados brasileiros se reuniram na Cidade Administrativa, na tarde de ontem, para discutir ações de prevenção e repressão a crimes nas divisas do país durante o encontro do 5º Pacto Integrador de Segurança Pública Interestadual.
Durante o evento, que contou com a presença do governador Fernando Pimentel, debates possibilitaram a troca de experiências e a definição de operações integradas entre os estados para combater a violência. Também foram eleitos os novos representantes do Pacto Integrador, que terá como vice-presidente o secretário de Segurança Pública de Minas Gerais, Sérgio Barboza Menezes, responsável por coordenar as reuniões e tomar frente das operações.

Menezes avaliou positivamente o evento, que, segundo ele, apresentou resultados satisfatórios. Segundo o balanço das operações do Pacto Integrador de Segurança, desde maio de 2016, um total de 408 pessoas foram detidas por força de mandados de prisão nas divisas entre os estados e 949 em flagrante, 1.093 mandados de busca e apreensão cumpridos, 214 armas de fogo apreendidas e 2.253 quilos de entorpecentes apreendidos. De acordo com o secretário, não serão divulgados números específicos do estado. Um total de 13.888 pessoas participou das ações integradas. Como Minas Gerais faz fronteira com seis estados mais o Distrito Federal, sua escolha para a vice-presidência foi estratégica, de acordo com Sérgio Barboza. “No futuro, podemos afirmar que haverá mais operações, como já foi deliberado, mas as estratégias ainda não serão divulgadas”, disse o secretário.

O encontro contou com a participação de secretários de Segurança Pública, policiais militares e técnicos da área para compartilhar ações e estratégias de enfrentamento e prevenção da criminalidade.  Houve treinamento em softwares e sistemas avançados de mapeamento criminal, de compartilhamento e integração de agências de inteligência.
Entre eles, uma ferramenta capaz de tramitar e armazenar documentos com velocidade e segurança e um sistema com informações georreferenciadas que permitem a produção de relatórios estratégicos e mapas para impedir a livre circulação de criminosos entre os territórios.

Pimentel celebrou a convergência em torno do projeto.”Minas Gerais quer dar o exemplo, recebendo os senhores aqui com o espírito de harmonia, com serenidade e buscando, por meio da concórdia, construir uma saída para a crise institucional, política, econômica que o país atravessa”, afirmou durante o discurso.

O Pacto Integrador de Segurança Pública Interestadual é uma rede idealizada e coordenada pelo Estado de Goiás e formada também por Minas Gerais, Amazonas, Bahia, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Maranhão, Pará, Piauí, Paraná, Rio Grande do Norte, Roraima, Santa Catarina e o Distrito Federal..