Brigadistas são treinados para combater incêndios no Parque da Serra da Canastra

No ano passado, 87 mil hectares de vegetação do parque foram destruídos por incêndios. A área corresponde a 44% da área total da unidade de conservação

João Henrique do Vale

Treinamento teve simulação de incêndios e testes psicológicos - Foto: PNSC/ICMBio


Os incêndios provocaram a destruição de 87 mil hectares de vegetação do Parque Nacional da Serra da Canastra, localizado nas regiões Centro-Oeste e Sul de Minas, no ano passado. A área corresponde a 44% da unidade de conservação. Para tentar evitar a propagação das queimadas, 40 pessoas participaram do treinamento da formação de brigadistas. Esta foi a última etapa para a contratação da Brigada de Prevenção e Combate a Incêndios do local.

O curso avaliou as condições física e psicológica dos candidatos. Eles passaram por simulações com situações semelhantes às que irão enfrentar no período de seca. Foram 50 horas entre atividades práticas e teóricas. Os candidatos também passaram por avaliação física e psicológica.
O parque foi a primeira unidade de conservação federal a realizar o curso de formação neste ano.

A estratégia neste ano, segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBio), é aproveitar transição da estação chuvosa para a estação seca para aplicar o manejo integrado do fogo na unidade de conservação. Entre as ações, está prevista a confecção de aceiros, que é uma faixa de terra limpa para evitar a propagação do fogo, em áreas estratégicas. A medida visa a reduzir resíduos de vegetação em locais considerados críticos. A operação vai proteger áreas sensíveis, como nascentes e campos de cerrado.

 

(RG) 

.