(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

PBH já cortou quase 80 árvores infestadas por besouros metálicos

Outras 293 ainda vão passar por intervenção dos técnicos da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec). Nesta segunda-feira, três árvores foram cortadas


postado em 20/03/2017 17:06 / atualizado em 20/03/2017 17:14

Infestação dos besouros foi divulgada em fevereiro deste ano(foto: Edesio Ferreira/EM/D.A Press.)
Infestação dos besouros foi divulgada em fevereiro deste ano (foto: Edesio Ferreira/EM/D.A Press.)

Árvores que estão infestadas com o besouro metálico gigante estão sendo podadas ou suprimidas pela Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec). Desde fevereiro, quando foi divulgada a presença do inseto de nome científico Euchroma gigantea, quase 80 árvores foram totalmente cortadas e outras 293 passarão por intervenção dos técnicos. Somente nesta segunda-feira, três espécies foram suprimidas na Rua Juiz de Fora, no Barro Preto, Região Centro-Sul de Belo Horizonte.

A infestação do besouro metálico foi detectada pela Cemig em agosto de 2016, quando uma árvore caiu e atingiu três postes no Bairro Santo Antônio, na Região Centro-Sul da capital mineira. As espécies atingidas são munguba e paineira. A Prefeitura de Belo Horizonte monitora 1,2 mil árvores espalhadas em toda a cidade.

A larva do animal escava uma galeria no tronco e nas raízes das árvores, enquanto o besouro adulto faz uma galeria de forma ovalada em direção à superfície do solo. Como as larvas destroem o sistema de raízes, as árvores ficam sem sustentação, caindo facilmente pela ação do vento. O besouro pode chegar a até oito centímetros.

Os cortes das árvores infestadas começaram em fevereiro, logo depois da divulgação da infestação. Segundo a Comdec, 370 espécies foram identificadas para ação de poda ou supressão. Destas, 77 foram suprimidas e outras 293 ainda passarão por intervenção dos técnicos da prefeitura. Nesta segunda-feira, três árvores foram cortadas na Rua Juiz de Fora. Já nesta terça-feira, a ação vai acontecer na Rua Palmira, próximo ao número 1.066, no Bairro Serra.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)