PBH já cortou quase 80 árvores infestadas por besouros metálicos

Outras 293 ainda vão passar por intervenção dos técnicos da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec). Nesta segunda-feira, três árvores foram cortadas

João Henrique do Vale

Infestação dos besouros foi divulgada em fevereiro deste ano - Foto: Edesio Ferreira/EM/D.A Press.


Árvores que estão infestadas com o besouro metálico gigante estão sendo podadas ou suprimidas pela Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec). Desde fevereiro, quando foi divulgada a presença do inseto de nome científico Euchroma gigantea, quase 80 árvores foram totalmente cortadas e outras 293 passarão por intervenção dos técnicos. Somente nesta segunda-feira, três espécies foram suprimidas na Rua Juiz de Fora, no Barro Preto, Região Centro-Sul de Belo Horizonte.

A infestação do besouro metálico foi detectada pela Cemig em agosto de 2016, quando uma árvore caiu e atingiu três postes no Bairro Santo Antônio, na Região Centro-Sul da capital mineira. As espécies atingidas são munguba e paineira. A Prefeitura de Belo Horizonte monitora 1,2 mil árvores espalhadas em toda a cidade.

A larva do animal escava uma galeria no tronco e nas raízes das árvores, enquanto o besouro adulto faz uma galeria de forma ovalada em direção à superfície do solo. Como as larvas destroem o sistema de raízes, as árvores ficam sem sustentação, caindo facilmente pela ação do vento. O besouro pode chegar a até oito centímetros.

Os cortes das árvores infestadas começaram em fevereiro, logo depois da divulgação da infestação. Segundo a Comdec, 370 espécies foram identificadas para ação de poda ou supressão.
Destas, 77 foram suprimidas e outras 293 ainda passarão por intervenção dos técnicos da prefeitura. Nesta segunda-feira, três árvores foram cortadas na Rua Juiz de Fora. Já nesta terça-feira, a ação vai acontecer na Rua Palmira, próximo ao número 1.066, no Bairro Serra.

.