Pássaros da fauna brasileira ganham liberdade em Uberlândia, no Triângulo Mineiro

Foram 177 aves que, depois de passar por avaliações em tratamento no hospital veterinário da Universidade Federal de Uberlândia, foram soltas em área de reserva ambiental

Estado de Minas
Maritacas capturas ainda nos ninhos foram tratadas por veterinários e soltas - Foto: PMMG/9ª Cia. Polícia Meio Ambiente/Divulgação
A natureza recebeu nesta quarta-feira 177 aves da fauna silvestre brasileira que foram resgatadas de cativeiros em Uberlândia, no Triângulo Mineiro. Os espécimes, que são protegidos pela Lei 9605?98 (Lei de Meio Ambiente)  estavam se recuperando no setor de animais silvestres da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), já que muitos foram capturados ainda filhotes, além de um número de canários que estavam com anilhas ilegais.

Além da soltura dos pássaros, gaiolas e alçapões aprendidos em criadouros clandestinos foram destruídos por uma retroescavadeira. Foram inutilizadas 113 gaiolas, 34 transportadores, nove viveiros, dois alçapões e dois anilhadores, que estavam nos cativeiros ilegais.

A operação de soltura teve a participação de equipes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), militares da 9ª Companhia de Polícia de Meio Ambiente e do hospital veterinário da UFU.

Um total de 117 pássaros de pequeno porte, que receberam alta do setor de animais silvestres da universidade, foram levados a uma área de reserva florestal a 30 quilômetros do Centro de Uberlândia. Retiradas as anilhas ilegais, eles foram soltos. Também foram libertadas 60 maritacas, que foram capturadas ainda filhotes e tiveram que passar por tratamento médico..