Semad confirma que ácido na BR-040 não atingiu nenhum curso d'água

Pista segue fechada, sem previsão de liberação, mas desvio que aumenta viagem em 80 quilômetros está funcionando, segundo a PRF e a Via-040

Guilherme Paranaiba
Ainda não há previsão de liberação da pista - Foto: Jair Amaral/EM/D.A PRESS
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) confirmou que não houve contaminação de nenhum curso d'água após um acidente com uma carreta que transportava um ácido na BR-040, em Nova Lima, na Grande BH.

Havia um temor dos órgãos ambientais que pudesse ter ocorrido uma contaminação da Lagoa dos Ingleses, bem perto de onde houve o acidente, mas isso não aconteceu. Segundo o Grupo Beira Rio, responsável pelo transporte do material, as 18 bombonas, cada uma com cerca de uma tonelada, saíram do Rio de Janeiro e iriam ao Noroeste de Minas, para uma mineradora cujo nome não foi informado.

Segundo a Semad, o produto em questão é identificado como Aero 3473 Promoter, um produto que normalmente é usado na mineração de ouro. Ele é um floculante que age para separar o ouro do minério moído. As notas do produto fornecidas pela PRF mostram o sinônimo ácido fosfórico condensado para o produto em questão.

De acordo com a Via-040, empresa que é responsável pelo trecho da BR-040 em questão, e o Grupo Beira Rio, companhia responsável pelo transporte da carga, o serviço de limpeza já foi iniciado, com o destombamento do veículo pesado e a retirada das bombonas que ficaram vazias com o vazamento.

Porém, ainda é necessário realizar duas atividades, que é sucção do produto que vazou e o transbordo da parte do ácido que ficou intacta dentro dos tambores, o que ainda não começou. Por isso, ainda não há previsão de liberação da pista.



Motoristas que quiserem seguir em direção ao Rio de Janeiro devem ficar atentos, pois apesar do congestionamento de cinco quilômetros em cada sentido, a PRF está viabilizando a passagem daqueles carros que querem seguir por Ouro Preto, conforme o desvio abaixo.
As carretas foram posicionadas na faixa número dois da estrada e aqueles que quiserem acessar o trevo de Ouro Preto estão conseguindo pelo acostamento, segundo a Via-040. Portanto, é possível seguir até Ouro Preto e depois pegar os caminhos para Ouro Branco e Congonhas, retornando à 040.

Esse trajeto aumenta o percurso em cerca de 80 quilômetros. Já no sentido contrário, quem vem de Ouro Preto está acessando a BR-040, a partir do trevo da Lagoa dos Ingleses, normalmente.

Segundo o tenente Geraldo Donizete, da Polícia Militar Rodoviária, se os motoristas de carros pequenos não quiserem ir até o trevo de Ouro Preto, com medo de ficarem agarrados, também existe a opção da MG-030, passando por Nova Lima e Rio Acima. Porém, de Rio Acima até Itabirito, onde está a BR-356, são 25 quilômetros de estrada de terra, o que exige atenção redobrada. Não é aconselhável que veículos pesados usem esse trecho.

Já uma terceira opção é seguir pela 040 até o Bairro Jardim Canadá, em Nova Lima, e usar os caminhos por Casa Branca e Piedade do Paraopeba até sair de volta na BR-040, à frente do ponto onde está o acidente.

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