Em meio a crise hídrica, Montes Claros fica alagada após temporal

Tempestade durou 35 minutos e causou estragos em vários pontos da cidade do Norte de Minas

Estado de Minas

Uma chuva forte causou estragos em Montes Claros, no Norte de Minas, na tarde desta quinta-feira.

Ao mesmo tempo que teve problemas com o temporal, a população da cidade norte-mineira de 384 mil habitantes enfrenta racionamento de água promovido pela Copasa, por causa das estiagens prolongadas que se sucedem há quatro anos na região.

O Corpo de Bombeiros informou que recebeu 13 chamadas para atendimento a pessoas atingidas pelo temporal em vários pontos da cidade, mas não houve registro de feridos. O bairro mais afetado foi o Independência, na Região Norte do município, onde várias ruas foram inundadas. A água da chuva também invadiu algumas casas, danificando móveis e eletrodomésticos.

A tempestade durou cerca de 35 minutos e foi acompanhado de fortes ventos, que provocaram quedas de árvores. Os bombeiros também foram chamados para atendimento a uma ocorrência de risco de desabamento de um muro. Na Rua Justino Câmara, no Centro Histórico da cidade, uma érvore caiu com a chuva e atingiu a rede elétrica. 

Apesar dos transtornos, em várias partes da área urbana não choveu nada, como foi o caso da Região do Grande Maracanã. A barragem do Rio Juramento (Sistema Rio Verde Grande), que abastece 70% da população da cidade, está com 34% da capacidade.
A Copasa já estuda captação emergencial em outro manancial, para atravessar o período crítico da seca, de abril a outubro.  

 

(RG) 

.