Eleita corte momesca do carnaval de BH

Vinte e dois candidatos disputaram uma vaga na corte momesca. Rei Momo, rainha e princesa terão também agenda social, além dos compromisso da folia

Junia Oliveira
Corte momesca foi eleita na madrugada deste sábado - Foto: Belotur/Divulgação
Em festa de Momo, reinado é garantido. Foram anunciados na madrugada deste sábado os nomes dos personagens mais tradicionais do carnaval: a corte momesca da folia em Belo Horizonte. A eleição ocorreu no Distrital, no Mercado do Cruzeiro, na Região Centro-Sul da capital.

Rafael Eduardo José Geraldo foi eleito Rei Momo do carnaval de 2017. O título de rainha ficou com Mariene Luíza Lopes Pereira e o de princesa, com Natália Moreno. Os três já viveram dias de reinado em outros carnavais, tendo Mariene e Natália já ocupado os postos de princesa.

Foram 22 concorrentes, sendo 11 homens e 11 mulheres. A festa rolou ao ritmo da bateria da Escola de Samba Canto da Alvorada, campeã da folia no ano passado. As candidatas a rainha foram julgadas pela beleza do rosto e harmonia das formas físicas. O Rei Momo foi avaliado pela qualidade do samba e alegria.
Quesitos como domínio do samba, espírito carnavalesco, simpatia e expressão corporal também contaram pontos entre quem disputava um lugar nessa corte.

Mais que representar o carnaval, os três vencedores recebem a missão de serem verdadeiros embaixadores da alegria. Por isso, têm na agenda não só os compromissos da festividades, mas várias ações sociais, como visitas e creches e asilos. O rei e a rainha foram premiados com R$ 7 mil e a princesa, com R$ 5 mil. .