Jornal Estado de Minas

Belo Horizonte deve ter temporais entre quinta e segunda-feira, alerta Defesa Civil


Moradores de Belo Horizonte devem ter atenção e cuidado nos próximos dias. A previsão é de chuva forte, com acumulado entre 100 e 130 milímetros, entre quinta-feira e segunda-feira. A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) emitiu um alerta no início da tarde desta quarta-feira. Os temporais devem acontecer com alta densidade de raios e rajadas de vento que podem superar os 50 quilômetros por hora.

Depois de um fim de semana de muita chuva em Belo Horizonte, os moradores tiveram dois dias de tempo seco. Porém, ao que tudo indica, os temporais devem voltar à capital mineira. De acordo com o Instituto PUC Minas TempoClima, as áreas de instabilidade que estavam sobre a região se enfraqueceram e diminuiu a nebulosidade. Porém, por causa do calor e da quantidade de umidade no ar, há possibilidade de chuvas rápidas e isoladas.


Segundo a Comdec, o acumulado entre quinta-feira e segunda-feira deve ficar entre 100 e 130 milímetros, o que é considerado um volume alto. Por causa disso, o órgão recomenda evitar áreas de inundação, não trafegar em ruas sujeitas a alagamentos e próximo aos córregos e ribeirões no momento de forte chuva, pois o nível da água pode se alterar rapidamente, podendo haver transbordamentos. Outro aviso é para não se abrigar ou estacionar veículos debaixo de árvores, pois elas podem cair e provocar graves acidentes.

Os temporais vêm causando problemas em Belo Horizonte desde o início da estação. Somente nessa segunda-feira, a Comdec registrou 178 ocorrências por causa da chuva, a maioria na Região Nordeste da capital mineira. Da 0h de domingo até as 17h de segunda-feira, o Corpo de Bombeiros recebeu 89 chamados em relação a árvores com risco de queda ou que caíram em vias públicas.

Na Comdec, a maioria dos chamados foi motivada por deslizamentos de encosta.
Foram 33 ocorrências do  tipo, 10 na Região Nordeste, enquanto Norte e Leste tiveram sete. Também chamam atenção os dados de alagamentos, desabamento e quedas de árvore. As regiões que demandaram mais atenção da Comdec foram a Nordeste, com 50 ocorrências, e Norte, com 37. Em seguida veio a Região Leste, com 22 ocorrências, e o Barreiro, com 16.

 

(RG)

.