Jornal Estado de Minas

Prorrogado prazo para cadastramento dos blocos para o Carnaval 2017

Os blocos que planejam desfilar no carnaval de Belo Horizonte em 2017 ganharam um novo prazo para se cadastrar na Belotur, Empresa Municipal de Turismo da cidade. O cadastro pode ser feito até o dia 20 de dezembro, pelo site www.carnavaldebelohorizonte.com.br.

Segundo o órgão, o procedimento não é obrigatório, mas é importante para a organização logística e de infraestrutura dos desfiles. As informações prestadas pelos blocos possibilitam a avaliação de demandas relativas à mobilidade urbana, segurança, limpeza e instalação de banheiros químicos. De acordo com a Belotur, dessa forma é possível dar o apoio necessário na festa por parte da empresa e de demais órgãos envolvidos.

O diretor de eventos da Belotur, Gilberto Castro explica a importância do cadastro. “Com o cadastramento, tentamos minimizar os possíveis problemas causados pela festa e garantir, na medida do possível, um apoio para os organizadores, foliões e moradores da cidade de Belo Horizonte”, comenta Castro.

Ele afirma também que o trabalho é feito da melhor maneira possível. “O objetivo é fazer uma festa cada vez mais organizada, mais limpa, com mais segurança, atendendo a todas as regionais, para todo o tipo de público”, afirma o diretor. Ainda segundo ele, a divulgação dos cortejos por parte da Belotur é uma opção de cada representante.

Planejamento

A Belotur informou que foram realizadas, neste ano, reuniões com o Corpo de Bombeiros, Ministério Público Estadual, BHTrans e com a Polícia Militar com o objetivo de planejar ações para o Carnaval 2017.

Foram feitas também intermediações nas reuniões entre os próprios blocos de rua.
O diretor de eventos da Belotur aponta a participação efetiva dos representantes dos blocos como essencial para o sucesso da festa.

“As decisões são tomadas de maneira compartilhada entre os órgãos e os blocos. Esse diálogo aberto é um dos segredos desse que já é o evento mais importante da cidade”, conclui Gilberto Castro..