Jornal Estado de Minas

Festa no teatro e na dança marca encerramento da Expedição Cultural

A noite de hoje será marcada pela festa de encerramento da 5ª edição da Expedição Cultural Estado de Minas. Promovida pela Fundação Assis Chateaubriand, em parceria com a Petrobras, a expedição contou com concurso de frases e viagem cênica pelo país para documentar o dia a dia de 10 grupos de teatro e de dança. O objetivo é incentivar as pessoas a se sentarem nas ruas, nos teatros ou nas praças para desfrutar de uma manifestação cultural.


Foram seis frases selecionadas pela comissão julgadora da Expedição Cultural e a melhor delas foi escolhida pelos internautas. A premiação do autor campeão, que receberá  passagens para o Rio de Janeiro ou São Paulo, com direito a acompanhante e roteiro cultural personalizado, ocorrerá no palco do  Teatro Alterosa.

A programação ainda conta com a apresentação da peça Plural, do grupo Cia Nu Escuro, de Goiás. A 12ª montagem faz Parte da trilogia GOIAZ, cuja proposta é contar histórias de forma crítica e poética sobre a formação do estado goiano. A trupe foi a mais votada entre os 10 grupos selecionados e terá sua história contada nas páginas da revista Expedição Cultural, que também será lançada no evento.

A publicação ainda contará a trajetória do cotidiano dos outros nove grupos que foram selecionados pelos internautas: Armazém Companhia de Teatro (RJ); Cia Luna Lunera (MG); Grupo Corpo (MG); Grupo Galpão (MG); Grupo Impacto de Dança (MG); Grupo de Teatro Alfenim (PB); Nós do Morro (RJ); Pigmalião Escultura que Mexe (MG); e Trupe de Truões (MG).

.