Jornal Estado de Minas

Praça interditada por lama de barragem em Mariana será reinaugurada em Barra Longa


Um dos pontos mais utilizados por moradores de Barra Longa, na Região Central de Minas Gerais, poderá novamente ser utilizada. A Praça Manoel Lino Mol estava interditada há quase um ano, quando a Barragem do Fundão, em Mariana, se rompeu e a lama tomou conta do espaço de convivência. Ela será reinaugurada na manhã deste domingo. O novo projeto tem melhorias na infraestrutura e paisagismo.

A lama atingiu Barra Longa em 6 de novembro, um dia depois do rompimento. Levada pelo Rio do Carmo, os rejeitos de mineração inundaram a praça da cidade. Vários imóveis foram atingidos e destruídos. Os moradores tiveram que deixar casas e comerciantes deixar lojas.
Uma cena emblemática foi a entrada da praça, onde tem um 'portão' com o nome da cidade, que ficou com a marca com a altura que a lama atingiu.

A praça recebeu nova arborização, com plantio de 102 árvores, entre ipês, palmeiras fênix e licuris, e de 2,5 mil azaleias. Foram construídas novas redes de drenagem pluvial, implantada pavimentação das calçadas e a rede elétrica recuperada. Os passeios do entorno e interior da praça receberam 1.450 metros quadrados de blocos intertravados vermelhos, que utilizam rejeitos de mineração na sua composição.

A Samarco também construiu um deque de 812 metros quadrados, em ecoblock, material que imita madeira, próximo à margem do Rio do Carmo. O deque recebeu um guarda-corpo e está protegido da erosão por uma parede de rochas (enrocamento) disposta na margem do rio. Toda a área de convivência da praça e do deque ganha o reforço da Alameda Beira Rio, que também foi impactada pelos rejeitos de mineração.
A Beira Rio recebeu pista de caminhada, parque infantil e uma academia ao ar livre.

Veja o vídeo da reconstrução da praça


.