Jornal Estado de Minas

Massa de ar frio vai provocar queda de temperatura e chuva em BH


Uma trégua no calor deve acontecer em Belo Horizonte nos próximos dias. A chegada de uma frente fria vai fazer a temperatura máxima na capital mineira cair aproximadamente seis graus no fim de semana. A população também deve se preparar para a chuva. A partir desta sexta-feira, há previsão de precipitações na cidade.

Dias quentes são vividos por moradores de BH há mais de uma semana. Para se ter ideia, nos últimos sete dias os termômetros só não marcaram temperaturas acima de 30ºC no domingo. No dia, a marcação ficou em 28,6ºC. No restante do período, a máxima ficou acima da marca, sendo que, na última sexta-feira atingiu 34,7ºC.


A partir desta sexta-feira a situação deve mudar. A capital mineira amanheceu com o tempo nublado e assim deve continuar durante todo o dia. Segundo o Instituto PUC Minas TempoClima, uma massa de ar frio está se deslocando do Sul do Brasil em direção a Minas Gerais. Por isso, há possibilidade de chuva hoje e no fim de semana.

A massa de ar frio vai provocar queda na temperatura na Região Metropolitana de Belo Horizonte e também no interior de Minas Gerais, principalmente no Sul, Campos das Vertentes, Zona da Mata e Região Oeste. Por exemplo no Sul de Minas, a temperatura não deve ultrapassar os 22ºC.

Algumas cidades já sentem a influência da massa de ar frio.
De quinta-feira para esta sexta-feira já foram registradas chuvas em municípios das regiões Oeste, Noroeste e Zona da Mata. Porém, as precipitações foram de baixa intensidade, com acumulado de água em torno de 10 milímetros.

Veja as temperaturas máximas em BH nos últimos sete dias

27/10 – 34,3
26/10 – 31,7
25/10 – 31,1
24/10 – 31,5
23/10 – 28,6
22/10 – 30
21/10 – 34,7.