Jornal Estado de Minas

Jogador de 17 anos cai de ônibus em brincadeira com os amigos em BH

Um adolescente de 17 anos, que joga futebol em São Paulo, caiu de um ônibus em movimento no fim da noite de terça-feira na Avenida dos Andradas, altura do Bairro Paraíso, Região Leste de Belo Horizonte. O acidente, segundo testemunhas, ocorreu durante uma brincadeira entre ele e os amigos.

De acordo com a Polícia Militar (PM), o jovem estava com um grupo de amigos quando embarcou no coletivo da linha 9032 (Granja de Freitas). O motorista contou à PM que os rapazes estavam no fundo ônibus começaram a brincar de luta, dando chutes uns nos outros.

Conforme a PM, o condutor disse que o adolescente se apoiou em uma das janelas para dar um chute em um outro garoto, quando o vidro cedeu e ele caiu. O motorista do ônibus disse que percebeu o acidente quando os passageiros gritaram. Ele parou e o veículo e chamou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Os rapazes confirmaram a versão do motorista, segundo a PM. 

“A gente começou uma brincadeirinha, de lutinha.
Ele subiu na cadeira e foi brincando com a gente. Acho que o ônibus deve ter dado uma balançada, numa curva. Ele foi meio que dar um chute e escorou o braço na janela”, explica um dos amigos da vítima, que tem 21 anos e pediu para não ser identificado. O jovem suspeita que a janela já estava com um defeito. “O vidro nem chegou a quebrar. Já estava bamba, já estava solta. Não posso te dizer que a culpa foi da janela mas, conforme ele escorou, se ela estivesse dcado uma formação teria dado uma bambeada”, detalha.


O adolescente foi levado para o Hospital João XXIII com um ferimento na cabeça. A Fundação Hospitalar de Minas Gerais (Fhemig), responsável pelo hospital, informou que o estado de saúde é grave e ele respira com ajuda de aparelhos. Segundo informações do local, o rapaz está há dois anos em São Paulo, onde joga na categoria sub-20 do Taubaté. Ele tirou algumas semanas de folga e se apresentaria ao time ainda nesta quarta. 

De acordo com a BHTrans, a última vistoria realizada no ônibus ocorreu em 27 de julho e ele foi autorizado para tráfego. A próxima estava marcada para janeiro de 2017, mas o coletivo já foi recolhido para uma nova análise. A empresa de trânsito também vai averiguar as imagens do acidente capturadas pelas câmeras de segurança do ônibus.

Por sua vez, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte  (SetraBH) informou só se pronunciará sobre o acidente após a conclusão dos trabalhos de perícia técnica, “para não incorrer em julgamentos precipitados”. Por meio de nota, a entidade informou que todos os coletivos passam por revisões permanentes e limpeza diárias, que as empresas cumprem o cronograma de vistorias períodicas da BHTrans,  também “os prazos de manutenção estabelecidos pelos fabricantes para todos os equipamentos e sistemas, incluídos os vidros, e que as revisões se dão em prazos diferenciados de veículo para veículo, sendo os prazos menores para os ônibus com maior tempo de utilização”, .